O curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizará, nos dias 03, 04, 07, 10 e 11 de outubro, a Semana Acadêmica da Biologia. O tema desta edição será “As várias formas de ser biólogo” e todo o evento será realizado no Cineclube do Bloco E – 5.º andar (Rua Cesário da Mota, 08).
O evento abordará temáticas que interessam não somente os futuros biólogos, mas também futuros profissionais de todas as áreas, pois meio ambiente é tema de interesse comum a todos. Trazendo em 3 eixos principais das diferentes áreas de atuação: Acadêmico, Ambientalista, Profissional, e possibilidades de ser biólogo, os assuntos a serem conversados enfatizarão a importância do meio ambiente como bem universal a todas as profissões e a importância do biólogo nas diversas frentes de trabalho da nossa sociedade.
Ao inscrever-se e comparecer às atividades da Semana Acadêmica, o aluno terá direito ao abono da falta em aula, mediante apresentação de comprovante de presença. Limite de vagas: 35 por dia / Emissão de certificado: 3h/dia inscrito.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqm-xj2B6juBQO0fU9SNx4dWI7y3qIDyUGo5C6Uk-CKFn-rQ/viewform
PROGRAMAÇÃO
03/10/22 – 18h30 às 20h30
Palestra interativa sobre vida acadêmica de pesquisador
Palestrante: Profa. Carolina Lincoln – Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UFSCar), Licenciada em Pedagogia (Unisanta), Doutora em Genética Médica (FCM-Unicamp), ex-membro do CEP-Unisanta. Áreas de atuação: Deficiência Intelectual – Educação Especial, Doenças Genéticas Raras, triagem de doenças genéticas para métodos citomoleculares.
04/10/22 – 18h30 às 20h30
Palestra sobre a ferramenta de sustentabilidade ESG: tendència no mercado de trabalho em meio ambiente.
Palestrante: Prof Alfredo Cordella – Presidente da Rede Cidadania. Professor da Universidade Santa Cecília e Mestre em Administração. Organizador do Congresso Brasileiro de EcoFelicidade (2019) e colaborador do Jornal A Tribuna. Autor do Livro: “Ecofelicidade na alma”.
07/10/22 – 18h30 às 20h30
Roda de conversa sobre o papel dos biólogos como futuros profissionais de meio ambiente e sustentabilidade, na solução dos problemas atuais da humanidade. Serão discutidas as vertentes sociais com as quais o Biólogo Ambientalista (!?) pode atuar profissionalmente.
Participantes: Caio Yuji de Souza Tanaka – 24 anos, estuda Serviço Social e Gestão Pública, ex-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), foi assessor técnico em políticas públicas para juventude do governo do estado de São Paulo – Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado (SDR); Bruno Santos -Estudante de Gestão Ambiental da EACH US, diretor de Meio Ambiente da UEE SP); Naiara Torres dos Santos – Coordenadora do Grupo de Trabalho Esta Flor – Instituto PROCOMUM, agricultora cooperada e permacultora na Livres Coop, educadora ambiental na UME Leonor Mendes de Barros, em parceria com o Santos Lixo Zero, e no TBC-Caruara, consultora ambiental compostagem, hortas urbanas.
10/10/22 – 18h30 às 20h30
Frentes de atuação do Biólogo em processos de licenciamento ambiental.
Palestrante: Gilberto Peres Jr. – Biólogo com Pós em Gestão Ambiental pela UNESP, coordenador de equipes de Meio Ambiente e Emergências na Brasil Terminal Portuário (BTP).
10/10/22 – 19h40 às 20h40
Trajetória e mercado de trabalho em Licenciamento Ambiental
Palestrante: Marcos Vinicius de Mello – Biólogo, diretor-executivo da Guará Vermelho – Assessoria – mediação e serviços ambientais)
11/10/22 – 18h30 às 19h30
Manejo e reabilitação de fauna silvestre em situação de risco: o trabalho dos Centros de Triagem
Palestrante: Isabelle Corrales Nunes – Bióloga-Unisanta. Trabalhou com manejo e Educação Ambiental. É uma das fundadoras do Instituto Ambiecco. Coordenadora das atividades de manejo do Cetas/Jureia-Peruíbe. Membro do Conselho de Defesa do Meio Ambiente no município de Itanhaém onde também ocupa cadeira na Câmara Técnica de Educação Ambiental e do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Jureia-Itatins.
11/10/22 – 19h40 às 20h40
Palestra da campanha “Petrobras para os brasileiros”, as causas sociais que a classe sustenta e a importância dos biólogos nas refinarias de petróleo.
Palestrante: Eberton Masuzzo – Diretor sindical do Sindicato dos Petroleiros (Sindpetro-LP), advogado, petroleiro. Mestre em Política Social e Serviço Social – Unifesp.