“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos e ser otimista. […] Bom, vocês querem saber o meu nome, não é? O meu nome está nessa sala, que vai trabalhar o amor, a paz, o perdão, um mundo melhor. O que eu posso dizer hoje? Obrigada, grata, gratidão, muita gratidão, Nilza Pirilo Teixeira”.

Com as palavras de Maria da Glória, que é aluna da pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta, teve início o evento de inauguração do espaço físico de atividades no campus do Núcleo de Práticas Restaurativas da Unisanta (Nupre), nesta quinta-feira (30/9). O monólogo, em homenagem à profa. Nilza, uma das fundadoras do Complexo Educacional Santa Cecília, emocionou todos os presentes no 2º andar do Bloco M da universidade.

Nilza não escondeu sua emoção ao final da homenagem artística que recebeu: “Quero só agradecer essa manifestação tão linda que me deixou emocionada. Muito obrigada a todos, e vocês são as pessoas que estão no meu coração. Sempre estão no meu coração. Obrigada a todos e fiquem com Deus. Obrigada”.

“Conhecer a vida dessa mulher foi de uma emoção muito grande, ver o início de um sonho pela educação maravilhoso, perceber que ela nunca desistiu do sonho, que começou com uma escola que tinha apenas 27 alunos. Hoje, no Complexo Educacional Santa Cecília, entra mais de 15 mil alunos. Foi uma honra poder homenageá-la, dona Nilza”, afirmou Maria da Glória.

Da esquerda para a direita, profa. Mestra Liliane Rezende e profa. Dra. Selma Lara.

A coordenadora do curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta, bem como do Núcleo de Educação para Paz (NEP) na Secretaria de Educação de Santos, profa. Mestra Liliane Rezende, destacou que o espaço físico do Nupre é o quarto núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, “sendo o pioneiro do estado de São Paulo implementado pela universidade. Já existem núcleos no executivo (Secretaria de Educação), legislativo (Escola do Legislativo e da Cidadania) e no judiciário (JECRIM-Juizado Especial Criminal) que visam realizar ações voltadas à construção permanente e sistemática da Justiça Restaurativa entre estudantes, professores, família e a comunidade”, ressaltou Liliane.

Profa. Dra. Selma Lara que, juntamente com a profa. Mestra Liliane Rezende, coordena o Nupre e o curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta também definiu os objetivos da sala do Nupre: “Um espaço destinado à comunidade escolar interna e externa com a vivência do Processo Circular, que está a serviço da comunidade. O Nupre faz parte da extensão universitária, buscando o aprimoramento das relações humanas”.

Após a homenagem, os membros da alta direção da Unisanta e filhos de Nilza: Sílvia, Lúcia e Marcelo Teixeira, também agradeceram a encenação e destacaram a importância que a nova sala do Nupre terá para o estabelecimento da Cultura de Paz na região.

“Parabéns às queridas professoras Selma Lara e Liliane Rezende, que não medem forças para coordenar o primeiro curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da região, então uma salva de palmas. […] que o espírito de Nilza permaneça aqui, como os espíritos de todos que estão presentes. E também, mais tarde, à noite, teremos exposição com o grande artista peruano Ivan que é também um embaixador da paz, com suas gravuras e experiências, e propaga a paz no mundo. Então, parabéns a todos e muitas felicidades”, destacou Dra. Sílvia Teixeira, reitora da Unisanta.

A presidente da Unisanta, Dra. Lúcia Maria Teixeira, lembrou que o evento foi feito nas vésperas do Dia do Idoso, 01 de outubro: “Como a Sílvia falou, acho que não poderia ter homenagem melhor dentro dessa sala de aula, ilustrada com os desenhos e sonhos dos alunos, o amor cresce aqui, a paz cresce aqui, que é feita nesses pequenos atos cotidianos, não está nos grandes feitos, mas está nesses pequenos com os quais transformamos a vida. Então, muito obrigada a todos neste dia especial e nesta semana do Idoso. Semana do Idoso e os idosos têm tanto a nos ensinar porque continuam com esse espírito, assim como a mamãe, jovem e sempre procurando interferir com as suas sabedorias e experiências. Muito obrigada”.

O presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília e do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Dr. Marcelo Teixeira, também congratulou a inauguração do espaço físico do Nupre: “Atos como o de hoje são marcantes na vida do Complexo Educacional Santa Cecília. […] Quando nós registramos essa inauguração e a homenagem à minha mãe, nós estamos iniciando a celebração da comemoração dos 60 anos (do complexo) […] setembro é mesmo um mês abençoado, é o mês da minha filha e da minha esposa, e hoje é o dia de São Jerônimo, aquele que pôde em vida dar seus testemunhos e escrever as mais lindas histórias de revelação a Cristo. E nós estamos fazendo justamente este evento hoje. É uma revelação de tudo aquilo que temos em nosso coração”.

A vereadora de Santos e ex-aluna de Jornalismo e Direito da Unisanta, Audrey Kleys, que fomenta as práticas restaurativas na cidade, esteve presente no evento e deu seu parecer sobre a inauguração da sala do Nupre.

“A universidade, abraçando este tema tão importante para as nossas crianças e os jovens, está fazendo o seu papel enquanto entidade participativa na educação, nesse segmento que é fundamental para a construção de qualquer sociedade. Então, ter um núcleo aqui representa termos mais multiplicadores, ramificar a ideia da Justiça Restaurativa para a comunidade local. É um exercício para os alunos e alunas que estão fazendo o curso de Pós-graduação”, destacou Audrey.

A coordenadora de assuntos internacionais da Prefeitura de Santos, Paula Quagliato, também falou sobre a importância da sala do Nupre: “É mais um núcleo para tratar dessa questão da Cultura de Paz em um momento único, muito propício, já que estamos passando por uma pandemia em que as pessoas estão em conflito. Sabemos que a civilização teve sempre uma tendência a uma cultura de guerra, então começar a trabalhar pela educação e a Cultura de Paz pode transformar o futuro da civilização para um mundo melhor”.

Outra aluna da pós-graduação em Justiça Restaurativa que esteve presente e deu seu parecer sobre o evento foi Beatriz Laurindo. “É uma alegria para nós, enquanto sociedade e alunas, participarmos desse movimento, onde juntamos a universidade para celebrarmos a paz. Parabenizar a Unisanta por todo esse apoio, esse movimento que culmina com a exposição do Ivan, esse artista peruano que vem trazer essa consolidação do que prega a ONU, que é o agir local para uma contribuição das mudanças globais. E finalizo aqui com aquela grande frase de Gandhi, que diz: ‘Que sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo’. Cada ação conta e cada um é esse ator da mudança que queremos no mundo. Parabéns a todos”.