Advogada e docente do curso de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Patrícia Gorisch ministrou dois dias de treinamento em ações humanitárias para 36 jovens representantes de todas as províncias de Moçambique. O curso Humanitarian Action faz parte de um dos módulos do Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta e pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), organização na qual é consultora mundial em ações e emergências humanitárias.

“É importante para eles aprenderem e replicarem os direitos dos desastres, para que estejam preparados, como corpo civil, na medida em que irão trabalhar junto com a defesa civil do país e os bombeiros, no resgate e na logística de ações humanitárias”, continua a advogada: “Eles receberam um certificado internacional, que dá permissão para trabalharem em agências internacionais e da ONU, para atuação em ações humanitárias”.

O apoio institucional da Unisanta veio através do estudo das questões climáticas e de refugiados ambientais que são trabalhados pelo Observatório dos Direitos do Migrante da Unisanta, que apresentou dados e soluções simples para os jovens. A importância do professor e da educação na vida dessas pessoas é nítido, além da gratidão e o carinho pelos brasileiros, conta a docente. “Como professora de Direito, foi o topo da minha vida de uma maneira transformadora e essa área do direito internacional é ignorada, mas projetos como esse dão relevância ao assunto para o maior apoio de ONGs e acordo que respondem o necessário para ajudar eles”.

Patrícia continua ressaltando como foi uma experiência ímpar, pela oportunidade da vivência com esses jovens, que com certeza passará para seus alunos. “Como ceciliana há 43 anos, já sei a importância de passar isso para meus alunos, dessa emoção e importância do direito na vida das pessoas. Para um país que passou uma revolução de independência 50 anos atrás, a importância do conhecimento é inegável”.

Por fim, ela revela a possibilidade futura de um convênio com universidades de Moçambique, na área de direito da saúde e desastres, para dar continuidade a esses trabalhos, que será importante para as pessoas do país, mas também para aqueles que frequentam a instituição.  “A Unisanta foi fundada no dia dos Direitos Humanos, e não é por acaso, é uma faculdade humanista, e com certeza essa troca de experiências e a mudança do olhar do professor é diferente e tocante, com a expertise dos direitos humanos a formação de não apenas profissionais mas de cidadãos também”.