A Universidade Santa Cecília recebeu de 24 a 29 de junho pesquisadores renomados do Departamento de Aquicultura da Universidade de Dubrovnik, Croácia. Nos dias 24, 25 e 27 de junho, os programas de pós-graduação stricto sensu da instituição realizaram o Ciclo de Palestras Internacionais, que contou com a presença dos professores da Croácia.

Um dos professores presentes foi o Dr. Branko Glamuzina, que realizou as palestras “Marine invasions: threats and benefits; case of blue crab” e “Risk assessment of invasive species in freshwater and marine ecosystems”. Recebemos também a Dra. Tatjana Dobroslavić que ministrou as palestras “Mediterranean aquaculture and fisheries” e “Fish diseases”, além da Sra. Maja Brnas, Chefe do Departamento de Projetos e Transferência de Tecnologia da Universidade de Dubrovnik.

O coordenador de Internacionalização e docente da Universidade Santa Cecília, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, destaca que houve um ganho muito grande com essa colaboração, pois já no primeiro dia de palestra, o Dr. Branko explicou todas suas linhas de pesquisa em andamento na Croácia, e muitas coincidem com projetos produzidos na Unisanta que serão desenvolvidos a partir dessa interação.

E nesta segunda (27), a família Teixeira se reuniu com os professores da Croácia e com docentes da Universidade para agradecer a presença e ressaltar essa colaboração de longa data. O Dr. Branko disse que seu objetivo principal, nesta segunda vez que vem ao Brasil, é propiciar uma maior mobilidade e troca de conhecimentos, voltados ao ensino.

Além disso, em suas palestras ele explicou a temática de espécies invasoras, em especial do peixe-leão, detectado no litoral norte de São Paulo, especificamente em Ilhabela. Esta espécie invasora, altamente competitiva, coloca em risco o equilíbrio ecológico, além do risco para os pescadores, mergulhadores e turistas, devido ao veneno presente em seus espinhos. “Espero, nos próximos três anos, voltar novamente ao país para dar continuidade nos estudos sobre espécies invasoras tanto marinhas como de água doce, em parceria com a Unisanta pela importância do assunto para as pesquisas”.

Parceria

A Dra. Alpina Begossi, pesquisadora da Unicamp e colaboradora da Unisanta, contou que não é a primeira vez que essa parceria acontece. A colaboração teve início via projeto Fapesp da Unicamp em 2015, pelo qual ela fez uma visita ao Dr. Branko na Croácia, para a realização de uma de suas pesquisas.

Depois, em 2017 através de outro projeto Fapesp e juntamente com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq de Alpina, o professor pôde vir ao Brasil para participar da coleta de larvas no litoral brasileiro, com os pesquisadores da Universidade. A partir disso, surgiu o interesse em trabalhar com alunos da pós-graduação, e o professor Branko trouxe à ativa o programa Erasmus.

Erasmus

O programa Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students) é um programa financiado pela União Europeia no qual professores de diversas universidades que fazem parte do bloco se inscrevem com um projeto e, caso esse projeto seja aprovado, recebem um financiamento para fazer mobilidade acadêmica dos estudantes e professores universitários através do mundo inteiro.

O Prof. Dr. Daniel Siquieroli ainda ressaltou que a principal vantagem dessas parceiras seria essa troca de tecnologia, pois, quando os países trabalham em colaboração, podem contar com tecnologias diferenciadas, logo parte do projeto pode ser desenvolvida no país de origem, e outra parte, nos países associados. Isso gera maior riqueza de metodologia no projeto e no final, quando os resultados estiverem finalizados, propicia uma melhor colocação em revistas mais qualificadas.

A bióloga e docente da Unisanta, Dra. Helen Sadauskas Henrique, terá a oportunidade acadêmica para ida à Croácia em julho, como parte do programa Erasmus. Durante a visita, serão alinhados diversos projetos que estão sendo discutidos, além de conhecer a estrutura deles para projetos relacionados à Aquicultura, Risco Ambiental e de Risco de Espécies Invasoras.

“Seria um intercâmbio de tecnologias e de métodos que possamos fazer em conjunto com essa universidade e fortalecer essa parceria tão importante, para o desenvolvimento tecnológico do estado de São Paulo e também para a publicação de trabalhos científicos que são importantes para a comunidade de forma geral”, comentou.

Futuro

Já a Dra. Ursulla Pereira Souza, coordenadora do mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília ainda salientou que a vinda desses pesquisadores foi um momento muito importante, pois conseguiu reunir alunos de graduação, mestrado, doutorado dos três programas de pós-graduação: Ecologia, Auditoria Ambiental e Ciência e Tecnologia Ambiental, assim como docentes e egressos dos programas.

Desde sua chegada, os docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade estão conversando sobre projetos futuros e linhas de pesquisa. “Com certeza será uma parceira que vai longe, com possibilidades para muitas publicações, que fortalecerão as comunicações não só para comunidade científica, mas também para toda a sociedade, mostrando como a Unisanta é importante para região e para o todo país”, destacou.