Os alunos interessados devem enviar um e-mail com uma breve apresentação para: equipeurubaja@gmail.com

A Urubaja, equipe da Universidade Santa Cecília no programa Baja Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade Brasil, está com inscrições abertas para os alunos interessados em integrar o projeto. Único do gênero na Baixada Santista, o time desenvolveu “do zero” um Baja (veículo off-road) e pretende participar da competição Baja SAE – Etapa Sudeste, a ser realizada no dia 18 de novembro, em Piracicaba. 

Fundada em 2020, a Urubaja surgiu com o intuito de resgatar a histórica tradição da Unisanta em competições Baja SAE, nas quais a instituição santista já alcançou a 7.ª colocação geral na competição nacional de 2001. 

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia do país, que se envolvem em um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE Brasil e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. 

São três etapas não complementares de competição: as avaliações estáticas e dinâmicas (a última é dividida em provas dinâmicas e de resistência), sendo que a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos. 

Este ano, o Baja SAE Nacional e Regional reunirá mais de 50 equipes de estudantes de todo o país. O objetivo da equipe da Universidade Santa Cecília é promover melhorias no veículo e, assim, participar da competição.  

Confira abaixo a estrutura organizacional da equipe Urubaja:  
– Capitão: Ighor Guerra Campos 
– Vice-capitão: Nycolas Eduardo Lima da Silva 
– Professor orientador: Carlos Alberto Amaral Moino 
– Professores colaboradores: Eng. José Carlos Morilla, Eng. Rodrigo Morilla, Eng. Alexandre Shozo Onuki 
– Técnicos: Irineu Penha Ressurreição, Sérgio Giangiulio, Wilson Roberto de Oliveira Santos 
– Patrocinador master: Centro Automotivo Over Car 

Ficha técnica do veículo: 
Estrutura: 
Aço tubular SAE 1020 
Dimensões: altura: 1520 mm, largura: 1530 mm e comprimento: 2310 mm 

Motor: 
Briggs & Stratton OHV série 19 
Monocilíndrico 
Potência: 10 hp 
Torque: 18,93 Nm a 2600 rpm 
Cilindrada: 305cc 

Transmissão:  
CVT (Continuous Variable Transmission) acoplada à caixa redutora 
Tração: 
4×2 traseira 

Suspensão: 
Dianteira: Duplo A 
Traseira: Mcpherson 
Freios:  
A disco nas 4 rodas com sistema de cilindro mestre duplo 

Direção: 
Mecânica com sistema do tipo pinhão e cremalheira 

Softwares utilizados no projeto: 
Autodesk Fusion 360, Autodesk Inventor, SolidWorks, Ansys Workbench, Pacote Office, Google Drive, Trello e Canva