Unisanta e SPA fecham parceria inédita na área portuária

271

O Dr. Rafael Pedrosa, coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais, do curso de pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro e diretor de Relacionamento com Empresas da Universidade Santa Cecília, esteve reunido com o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Henrique Passos Biral, para afirmar convênio inédito no país entre uma autoridade portuária e uma universidade.

A Santos Port Authority é uma empresa pública responsável por desenvolver, administrar e fiscalizar o Porto de Santos, oferecendo serviços e infraestrutura eficientes aos seus clientes e usuários, bem como apoio ao poder público, o comércio e o desenvolvimento sustentável, para ser uma autoridade portuária modelo em sustentabilidade, eficiência, agilidade e integridade.

Responde ainda pela pré-qualificação dos operadores portuários que atuam no complexo santista, pela arrecadação dos valores a título de tarifa portuária, pela fiscalização das operações portuárias e por atracação, desatracação, fundeio e tráfego de embarcações na área do Porto.

Com essa parceria, a Unisanta passa a ser a única universidade com convênio formalizado com uma autoridade portuária no país, dando condições diferenciadas como maior entrada no mercado de trabalho, oportunidade de desenvolvimento de pesquisas e fornecimento de consultorias e serviços para a companhia, uma vez que serão desfrutados espaços físicos dentro da empresa para elaboração de projetos voltados especialmente à inovação para o contexto portuário.

O convênio foi viabilizado após apresentação dos projetos desenvolvidos no Observatório Portuário e no MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais da Unisanta, no entendimento que a universidade tem a expertise, infraestrutura e todo aparato para desenvolvimento de inovação voltado para o Porto. “A história da Unisanta sempre caminhou junto com a do Porto de Santos, e, com toda a estrutura que a universidade desenvolveu durante os anos, se credencia essa aproximação e a formação da parceria.” destacou o Dr. Rafael.

Essa parceria vem para gerar oportunidades tanto para os alunos e docentes, quanto para a universidade em si, em função de sua marca estar atrelada à inovação que é fator fundamental no ensino superior no país, especialmente se conectando com a maior empresa portuária do Brasil numa condição de exclusividade.