Confira o bate-papo aqui.

Nesta quarta-feira (26/4), os alunos de Jornalismo produziram mais um videocast no estúdio de Rádio da Unisanta, agora com a participação da  Dra. Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da Unisanta, e da Secretária da Educação de Santos, Prof.ª Cristina Barletta, para um bate-papo sobre o tema Educação.

Conduzido pelo aluno do 3.º ano do curso de Jornalismo, Vinícius Figo, o painel, que ganhou o nome de “A Educação no Primeiro Plano”, teve duração de cerca de 30 minutos e abordou vários assuntos da área. O vídeo produzido contou com o apoio do sonoplasta Léo Cristo e alunos da disciplina Edição Digital.

TEMÁTICA

Diante dos acontecimentos recentes, muitas instituições estão reforçando a segurança para tranquilizar estudantes e comunidade. No próprio Santa Cecília, existe monitoramento por câmeras 24 horas e controle de entrada e saída de alunos com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate à violência nas escolas.

A Dra. Lúcia explicou como a cultura da paz precisa prevalecer diante dessas situações, na sequência, a secretária Cristina, que falou sobre o lançamento do “botão de alerta” em escolas municipais, tecnologia liberada para todas as redes de ensino com aplicativo que aciona as forças de segurança.

Também foram discutidas propostas para a melhoria da educação no Brasil, o incentivo para que alunos se interessem pelas aulas e o combate à evasão escolar, abordando os critérios para desenvolvimento de programas prioritários na área da educação.

DEPOIMENTOS

Dra. Lúcia comenta a alegria de participar deste projeto, no qual pode testemunhar o trabalho dos professores e alunos tão engajados e com pautas importantes, que refletem na transformação da comunidade, nas questões sociais e comunitárias. “Os alunos já saem preparados e maduros, por estarem de igual para igual com os profissionais, eles incentivam na prática todo esse aprendizado. E os alunos também ensinam, trazem essas novas informações para a universidade”, ressalta ela.

Wanda Schumann Racanicchi, professora de Produção em Rádio e Edição Digital no curso de Jornalismo da Unisanta, revela como sempre fica muito emocionada na realização desses trabalhos, porque sente o empenho da equipe de alunos na produção para colocar em prática a teoria ministrada em sala de aula. “A dedicação a esses trabalhos demonstra que o mercado terá excelentes futuros profissionais que vão atuar com a qualidade e clareza do bom jornalismo”.

Além das convidadas, Dr. Lúcia Teixeira, Secretária Cristina Barletta, estavam presentes também Profa. Wanda Schumann, Sonoplasta Leo Cristo, alunos do curso de Jornalismo e o Espaço Unisanta

Ex-aluna da Unisanta, graduada em Educação Física e Pedagogia, Cristina Barletta ressalta como todo o espaço que é possível falar sobre educação é essencial, por poder levar para as pessoas a proposta, projetos e como é feito o trabalho nas escolas municipais de Santos. “Tudo que envolve a educação é importante, porque ela é base de tudo. A gente fala que a educação transforma, mas ela só é transformadora quando outros agentes se engajam nesse propósito”.

Vinicius Figo, o aluno que conduziu o bate-papo, comenta como a dinâmica é importante para sua formação, uma vez que é a continuação das atividades com a professora Wanda. O painel surgiu como aprofundamento da atividade. “Ter esse contato com quem realmente sabe sobre o assunto é muito bom. Além disso, na preparação, estudamos o assunto e construímos o roteiro, então o trabalho realizado em um mês foi posto em prova hoje”, conta o estudante.