Na tarde desta terça-feira (25/4), os alunos dos 4.os e 5.os do Colégio Santa Cecília participaram do Projeto Literatura e Música, do Instituto João Cláudio, no Anfiteatro do Bloco D, através de um espetáculo musical que incentiva o hábito de leitura entre as crianças.

A apresentação realizada no Santa é o primeiro passo do projeto que passará por 22 escolas de Santos. A iniciativa contou com show musical da Banda Betho Alves com canções de Tom Jobim, inspiradas em textos de escritores brasileiros, interpretados por Luis Antonio Pinto, e ainda com uma exposição sobre origem da Bossa Nova, seus personagens e canções, e um quebra-cabeça para as crianças.  

A coordenadora do Fundamental I, Denise de Santos Fernandes, ressalta a importância do contato dos alunos com autores e cantores que eles não conheciam através da literatura e da música, proporcionando uma experiência diferente. “As crianças participaram bastante, se divertindo, além da parte dos jogos que também aprofunda o conhecimento, com um momento bem divertido”.

As alunas Aline Troilo e Sofia Pivoto, do 5.º ano C, comentaram que gostaram da apresentação e como foi legal conhecer e aprender mais sobre as músicas do Bossa Nova. “Foi muito legal, porque ajudou a saber mais sobre a nossa cultura”, disse Sofia. 

Com direção geral, apresentação e texto por João Cláudio de Alencastro Guimarães, ele comenta que desde pequeno gostava de Bossa Nova, sendo a trilha sonora da sua vida. E mesmo sendo professor de Educação Física, trabalhou num programa de rádio chamado “Bossa Nova e Afins”, em que contava história desse estilo, incentivando a literatura igual seu ídolo, Tom Jobim: “Trazer o projeto para o colégio é plantar a semente nas crianças, escutando música de qualidade e nacional, contando também a história desse estilo que todo mundo conhece ao redor do mundo, como é o exemplo da música Garota de Ipanema”.  

CONTEXTO DO PROJETO 

A música de Tom Jobim dialoga com Guimarães Rosa, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, José de Alencar e Olavo Bilac. Com a música, Tom mostra os fatos naturais, a flora, a fauna, o próprio espaço geográfico e os personagens inspirados por seus autores preferidos. E, em especial, as canções de Tom Jobim baseadas na obra “Toda minha obra foi inspirada na Mata Atlântica”. A música serve de instrumento para compreender uma cultura ou a sensibilidade de uma época e a literatura é o passaporte para esta viagem.