Dia Internacional da Enfermagem – entenda sua importância

831

Comemorado mundialmente no dia 12 de maio, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro foram criados em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo. 

Nascida em 12/05/1820 e apelidada de “A Dama da Lâmpada”, por percorrer todas as enfermarias no período da noite com uma lanterna nas mãos, Florence foi pioneira no tratamento a feridos de guerra, com sua obra revolucionária e avançada para a época, que teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços de saúde em nível mundial.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, data instituída pelo Decreto n.º 2.956, de 10 de agosto de 1938, comemora-se também a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira que se colocou à disposição do exército brasileiro para ir à guerra do Paraguai como auxiliar do corpo de saúde, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

PROFISSÃO

Presente desde os primeiros socorros até as cirurgias, exames e tratamentos, para garantir o tratamento médico e a conduta correta a ser seguida pela equipe, o enfermeiro é o profissional que atua no processo de promoção, manutenção e recuperação da saúde. Tem origem milenar e, durante séculos, vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Os profissionais de enfermagem são considerados heróis anônimos pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no enfrentamento à pandemia da Covid-19, pois trabalharam na linha de frente arriscando a própria vida. Contam com um grande leque de áreas de atuação, desde saúde coletiva, saúde da mulher, saúde do idoso, urgências e emergências e gestão dos serviços  a redes básicas de serviços da saúde, hospitais, clínicas e ambulatórios, entre outras.

O profissional também pode seguir carreira na área da Educação, ministrando aulas teóricas e práticas no ensino superior e orientando projetos de pesquisas.

CURSO

Com tantas áreas de atuação e o mercado de trabalho aquecido, a procura pela especialização cresce cada vez mais. Segundo o Censo da Educação Superior, publicado em 2020, o curso de Enfermagem estava entre os dez cursos com maior número de matriculados.

Com nota máxima do MEC, o curso de Enfermagem da Unisanta proporciona atividades curriculares e de extensão, que, além de propiciar vivência dos ensinamentos teóricos, estão ligadas à solução ou redução de problemas existentes na comunidade, ao desenvolvimento de projetos na área para promoção da qualidade de vida e à expansão do acesso ao atendimento aos mais carentes.

A Unisanta é referência na Baixada Santista com seu conjunto de cursos da área de Saúde e com suas clínicas que oferecem atendimento à comunidade, tem uma demanda clara para o trabalho interdisciplinar com o novo curso de graduação em Enfermagem. Neste contexto, a prática da responsabilidade social também é estimulada nesta graduação como em todos outros cursos da faculdade, contanto com diversos laboratórios especializados atualizados regularmente com o que há de mais moderno no mercado.

Para conhecer mais sobre o curso, clique aqui