Carlos Ratton, jornalista investigativo, produz documentário em parceria com alunos da Unisanta

574

O jornalista Carlos Ratton e o cineasta Tony Valentte produziram o longa-metragem “Colchão de Pedra”, com alunos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília e apoio do Diário do Litoral de Santos. Essa iniciativa terá como temática revelar a vida de pessoas em situação de rua na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

O projeto, que levou cerca de três meses para ser produzido, abordará a aporofobia, a arquitetura higienista e a violência. O criador do projeto promete fortes emoções e muitas revelações. A ideia não foi só preparar os estudantes para uma nova possibilidade profissional, mas elevar a capacidade de reflexão sobre a sociedade.

“O objetivo foi promover uma relação educacional-cultural entre estudantes e profissionais de ambas as áreas, envolvendo a concepção, pré-produção, produção e apresentações de documentários sobre questões relacionadas à Região Metropolitana da Baixada Santista”, comenta Ratton.

A professora do curso de Jornalismo Wanda Shuman destaca que essa iniciativa de parceria com a Universidade Santa Cecília é importante porque os alunos têm um aprendizado extra que possibilita um complemento dos trabalhos que eles produzem durante o curso de jornalismo e espera que o “Colchão de Pedra” sensibilize as pessoas sobre mais esse problema social. “São aprendizados com matérias tratadas com profundidade e profissionalismo”.

Por fim, um dos alunos que participaram do projeto, Kayky Zeferino comenta que o documentário teve uma importância enorme na qual teve a oportunidade de participar da produção no primeiro semestre do curso de jornalismo, começando o curso pelo motivo que é tema do documentário: dar voz às pessoas menos favorecidas da sociedade. “Hoje, com o fim da produção, sei que vou levar o que vi e o que participei tanto pra minha vida profissional quanto pessoal”.

O documentário deve estrear em setembro e ser usado publicamente, na própria universidade e outros ambientes privados, como também deve usar plataformas digitais para atingir o máximo de pessoas possíveis.

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8OuSJU9eB8M