Alunos do sexto semestre de Engenharia de Computação participam de vivência prática de processo seletivo

165

Como parte de uma das últimas atividades da matéria neste semestre, estudantes da disciplina Gestão e Liderança de Equipes, ministrada pela professora e especialista em Gestão de Pessoas Maria Cristina Pereira Matos, participaram recentemente de uma dinâmica de grupo simulada com o intuito de fomentar o trabalho em equipe. Conduzido para alunos do sexto semestre do curso de Engenharia de Computação, o exercício também visou proporcionar uma vivência prática nos mesmos moldes de um processo seletivo real.

Uma das idealizadoras do Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreira (NDC) da universidade, com mestrado e doutorado na área de Recursos Humanos e pós-doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Maria Cristina explica que, após uma breve apresentação de três teorias ligadas ao tema, os alunos foram divididos em equipes para resolver uma determinada tarefa por ela proposta: “O objetivo maior foi justamente observar o processo de pensar e agir em grupo, que é o que as empresas tentam identificar quando querem formar equipes. E tudo pode ser alvo de observação, como, por exemplo, quem lidera, quem usa a criatividade e quem tem iniciativa”.

A professora acrescenta ainda que, através da vivência prática proposta, os alunos puderam compreender o que pode ser extraído da simples observação do comportamento das equipes em uma atividade dessa natureza.

“Para as empresas, o mais importante não é o resultado propriamente dito da tarefa, e sim como foi obtido através do processo, o que está diretamente ligado às atitudes dos participantes”, revela Maria Cristina, que também é pró-reitora acadêmica da universidade. “Analisando o desenvolvimento da atividade, podemos observar, por exemplo, se houve divisão de tarefas, analisar se existiu um trabalho de convencimento na definição do caminho a ser seguido para a conclusão do desafio proposto, ou se cada membro da equipe, fechado em torno de si, trabalhou para achar o ‘seu’ próprio resultado sem a participação coletiva”, conclui.