Mestre Márcio, professor da Fefesp, recebe homenagem da Copire e Conselho da Comunidade Negra

249

Professor do curso de Educação Física (Fefesp), Márcio Rodrigues dos Santos, também conhecido como mestre Márcio, recebeu, na última segunda-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça dos Palmares em Santos, uma homenagem da Coordenadoria de Promoção Étnico Racial de Santos (Copire)/Segov e Conselho da Comunidade Negra devido a seus serviços prestados por meio do combate ao racismo e difusor da arte e cultura da Capoeira.

Currículo, prêmios e formação Atuando no ramo da Capoeira há mais de 26 anos, Márcio Rodrigues dos Santos também é mestre em educação e práticas pedagógicas do ensino fundamental. Com especialização nas áreas da fisiologia do exercício, treinamento desportivo, esportes adaptados e psicomotricidade, o mestre é pós-graduado em arte e cultura afro-brasileira, psicologia do esporte e treinamento desportivo e individualizado. Na área acadêmica, ele ministra aulas nas áreas de educação física e arte e cultura afro-brasileira.

Além disso, ele é coordenador do Projeto Capoeira Escola – Metodologia Capoeira para Todos, premiado por A Tribuna, no projeto Comunidade em Ação, em 2011 e 2015, como melhor projeto social e esportivo da Baixada Santista.

Antes disso, Márcio vem acumulando premiações. No ano passado, recebeu o prêmio de Cidadão Vicentino. Em 2020, ganhou da prefeitura de Salvador o prêmio “Berimbau de Ouro”, conhecido globalmente como a maior premiação da categoria. Foi, em 2019, condecorado com a medalha Quintino de Lacerda, concedida a pessoas ou entidades que saem em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Ele também recebeu a Medalha de Mérito de 20 anos do CREF SP (Conselho Regional de Educação Física) no ano de 2018.