Os alunos do primeiro ano do curso de Odontologia da Unisanta realizaram, na tarde de sexta-feira (21/10), uma atividade com as crianças do Colégio Santa Cecília. Os universitários avaliaram a cavidade bucal de cada criança e entregaram lembrancinhas e kits de higiene bucal.

A docente da disciplina Estrutura e Oclusão de Odontologia, Monique Lalue Sanches, comenta que a atividade já acontece há 24 anos, desde a criação do curso, e, no ano que vem, comemora 25 anos. “Esse é o primeiro contato dos alunos do primeiro ano com a cavidade oral. Então, a gente prepara justamente o que nos disciplina ensina, que é a anatomia dentária, como os dentes se interrelacionam, e eles vão justamente avaliar isso na boca das crianças, que possuem uma dentição mista no arco, que são os dentes permanentemente e os de leite”.

“Essa integração entre os alunos do Colégio e os futuros dentistas é extremamente importante. E temos alunos que estudam na universidade que participaram, quando pequenos, dessa atividade, então é muito gratificante ver esse primeiro contato dos alunos com o ser humano na área odontológica, e as crianças em receber os brindes”, ressalta Monique.

Maria Eduarda Leite, estudante do segundo ano, que atuou como monitora da atividade e como ex-aluna do Colégio, conta que só começou a fazer Odontologia por causa da atividade, que a incentivou a ser quem ela é hoje. “É um sentimento muito bom ver as crianças sorrindo e tendo esse dia de consulta”.

Já a aluna do primeiro ano Claudia Diogo Araújo está tendo uma experiência totalmente nova. Depois de 35 anos sendo bancária, se aposentou e, logo após seus filhos se formarem, decidiu fazer a faculdade dos seus sonhos. “É o meu primeiro contato com paciente e com a área da saúde. É tudo novidade, e estou gostando de aprender, e ter essa interação e a sensação de cuidar deles é emocionante.”

Na dinâmica, houve apenas a pré-avaliação dentária dos alunos. Caso haja casos mais graves, os pais serão notificados para que procurem a clínica de Odontologia da universidade para um tratamento mais direcionado.