Os alunos do curso de Arquitetura do 3.º semestre, através da disciplina de Desenho do Objeto II, realizaram um projeto de criação de brinquedos que foram doados para a Casa Vó Benedita em Santos, na última terça-feira (11/4).

A atividade estava sendo produzida desde o ano passado e a ideia era que os alunos criassem um brinquedo com as técnicas aprendidas em sala de aula, fizessem o desenho e cortassem as peças no InovFabLab para a montagem para posteriormente os projetos serem doados a uma instituição de caridade.

Cristina Ribas, docente da Unisanta, que ministra a disciplina e realizou o acampamento e apoio aos projetos, conta que neste ano eles entraram em contato com a Casa Vó Benedita, uma instituição filantrópica que tem como objetivo de acolher crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos ou abandono, para realizar essa ação. Ela fala que também é possível que essa atividade seja realizada com os próximos anos, atualizando as dinâmicas.

“Foi muito interessante e importante para os alunos, autores dos projetos dos brinquedos, terem a possibilidade de ver suas criações em uso. Faz parte do papel da universidade reverter seus conhecimentos à comunidade local. O arquiteto busca sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta.

O estudante Rodrigo Centurion comenta como a criação do projeto foi bem desafiadora, pois ao mesmo tempo que teriam que pensar em algo novo, também precisavam pensar no material adequado para ser utilizado, tendo em vista que os brinquedos possivelmente seriam doados, também destacando como essa ação irá ajuda-lo futuramente como profissional, na parte de desenvolver um bom briefing, e como serviu de muita inspiração ao ver quanta alegria que levaram com a transformação, fruto de um bom trabalho.

Ele ainda comenta que assim como a parte de desenvolver o brinquedo teve importância para relacionar a utilidade com o material, a entrega dos brinquedos também teve sua devida importância ao mudar a vida daquelas crianças, levando felicidade para elas ou até mesmo servindo com inspiração. “No momento da entrega dos brinquedos, fiquei bem entusiasmado ao ver a reação positiva das crianças e perceber o quanto elas aproveitariam os brinquedos”.

Confira aqui o vídeo da entrega dos brinquedos e abaixo imagens do projeto.