Alunos da pós em Engenharia da Confiabilidade têm trabalhos publicados na revista técnica da Unisanta

307

O curso de pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade EAD vem crescendo bastante, com alunos em todo o país, graças à flexibilidade da modalidade e ao modelo inovador que mescla o conceito de sala de aula invertida, disponibilizando previamente o material das disciplinas via AVA e depois realizando aulas de discussão e aplicações do conteúdo em tempo real e com interação via Zoom.

No modelo adotado, além das provas tradicionais, os alunos são orientados a desenvolver vários trabalhos técnico-científicos de aplicação do conteúdo do curso, focando em suas atividades profissionais. Por causa desse diferencial, vários artigos científicos elaborados por alunos e professores foram publicados em diferentes revistas, como na revista Unisanta Science and Technology (UST), ISSN 2317-1316.

A Unisanta possui várias revistas científicas, muitas das quais sofreram impacto da pandemia de Covid-19 no número de trabalhos submetidos. Particularmente, a UST em destaque, que tem periodicidade semestral, vinha sentindo esta dificuldade desde o n.º 2 de 2020.

Por essa razão, o coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank, propôs aos professores responsáveis pela revista UST submeter alguns dos melhores artigos desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade. Até hoje, já foram entregues, avaliados e creditados cerca de 250 artigos pelos alunos, dos quais foram elencados 14 dos melhores trabalhos (5,6%) e alguns destes já foram publicados nos novos números desta revista, conforme ‘links’ abaixo:

https://periodicos.unisanta.br/index.php/sat/issue/view/139  https://periodicos.unisanta.br/index.php/sat/issue/view/137

O coordenador acredita que esta seja uma contribuição muito positiva do curso à instituição, pois mantém as revistas em publicação com trabalhos de qualidade, entre os melhores entregues pelos alunos, além de difundir o conhecimento gerado pelos alunos e professores a um público específico. “Valorizamos os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos oferecendo visibilidade nacional e aberta a todos os interessados através de uma publicação ‘Open Journal Systems‘ e ainda divulgamos os bons resultados do nosso curso”.

Algumas publicações podem ser levadas para à ABM WEEK, que é o principal congresso técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, além de abrir portas para outros eventos e/ou meios de publicação.