Através de parceria com Aperam e Abinox, alunos de Pós em Engenharia da Confiabilidade participam de curso sobre aços inoxidáveis

329

Os alunos e ex-alunos de pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade e alunos do último ano em Engenharia Mecânica tiveram a oportunidade de participar do curso “Conhecendo os aços inoxidáveis: Como especificá-los corretamente?”, realizado pela Associação Brasileira de Aços Inoxidáveis do Brasil (Abinox) e siderúrgica Aperam South America, no dia 4 de fevereiro, através da parceria que está sendo firmada entre as instituições e a universidade.

O curso, realizado pelo Prof. José Antônio Nunes, teve como objetivo apresentar as principais características e propriedades dos aços inoxidáveis e discutir sobre a sua correta especificação. Os alunos foram incentivados a participar ativamente, trazendo casos reais para discussão com o professor.

A Unisanta iniciou o relacionamento com a Aperam e Abinox, visando difundir conhecimento sobre aços inoxidáveis. O conceito desta parceria é envolver os alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, muitos deles profissionais atuantes na região, em treinamentos gratuitos e eventos de intercâmbio de informações. Além dessas atividades, as empresas apoiarão no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e futuramente realizarão a estruturação de um curso de pós-graduação na universidade focado na área industrial.

“É o início da parceria e vamos construir um bom canal de conhecimento técnico sobre aço inox na Baixada Santista, além de vislumbrarmos desenvolvimentos em novas aplicações potenciais em parceria com as instituições”, afirma o coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank de Morais.

O professor comenta como os aços inoxidáveis são materiais muito importantes em termos de resistência à corrosão e durabilidade, haja vista as aplicações deste material que temos nas residências, como talheres, bojos de pia e mesmo panelas. “Temos um grande potencial para aço inoxidável nas regiões portuárias e retroportuárias, além das indústrias no Polo Industrial de Cubatão onde contamos com uma maior presença de profissionais de Engenharia, que são formados em boa parte por ex-alunos da universidade”, ressalta ele.

Além desse curso, vai ocorrer um webinar “O amplo mundo da soldagem dos aços inoxidáveis”, no dia 15 de fevereiro, via Internet (inscrições em https://abinox.org.br/Curso/o-amplo-mundo-da-soldagem-dos-acos-inoxidaveis/). Outra atividade que está sendo programada junto às instituições é a realização do workshop “Soluções com o aço inox”, nos dias 11 e 18/04, contando com apresentações técnicas de introdução ao aço inoxidável e cases de aplicações em Portos, Terminais, Indústrias de forma geral para os alunos e ex-alunos de pós-graduação (lato sensu) em Engenharia da Confiabilidade e formandos em Engenharia Mecânica.