O livro “Fortins, Fortes, Fortalezas… Por eles veremos o Brasil edificado”, de domínio público nos formatos impresso e digital, de autoria do acadêmico Elcio Rogerio Secomandi, recebe o apoio institucional da Academia Santista de Letras (ASL) em evento de abertura das atividades acadêmicas do corrente ano de 2023, a ser realizado no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília – Rua Cesário Mota, n.º 8, 4.º andar, Boqueirão – Santos/SP, no próximo dia 24 (sexta-feira), das 20 às 22h.

O projeto educacional tem o propósito de oferecer ao visitante uma viagem virtual pelo vasto perímetro do Brasil, sobrevoando simbolicamente as dezenove fortificações coloniais, indicadas a Patrimônio Mundial da Unesco.

O livro contém reproduções de 19 quadros (30×40 cm), óleo sobre tela, da artista plástica Cristiane Carbone (coautora), acrescidos de um parágrafo indicativo de cada uma das fortificações indicadas. Prossegue com uma breve descrição sobre uma epopeia ocorrida nos idos de 1565, pela esquadra de Estácio de Sá, envolvendo duas fortificações coloniais com o mesmo nome santo – Forte de São João, Bertioga, SP, e Fortaleza de São João, Rio de Janeiro, RJ –, dando origem à cidade do Rio de Janeiro.

Por fim, o livro relata a reprodução da epopeia marítima, 450 anos depois (2015), no formato de “história na prática”, realizada com “cinco caravelas dos nossos dias” (veleiros oceânicos), com fotos do “diário de bordo fotográfico” do comodoro da expedição marítima, Prof. Dr. Volnys Bernal, presidente da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (AVBC), à época. O autor do livro teve a grata satisfação de participar da tripulação do veleiro Triunfo II, do velejador João Jorge Peralta (também coautor do livro).

A versão impressa, no formato de “revista de bordo” – muita iconografia e pouca prosa –, teve o apoio de uma das maiores empresas de navegação operando no Brasil e destina-se a estimular a consulta rápida, como se o livro estivesse disponível na poltrona de um meio de transporte qualquer. Na contracapa, existe um QRCode de acesso ao livro virtual.

A versão digital, mais abrangente, está disponível no website exclusivo para o projeto educacional de domínio público, na aba “História Pública e Linha do Tempo”. Divide-se em doze pequenos arquivos sequenciais, para agilizar a consulta faseada, por capítulos. O último arquivo dá acesso à plataforma mundial – www.academia.edu –, na página do autor, onde o visitante pode alcançar o projeto educacional completo, além de oito pequenos vídeos e 35 papers sobre o lado belo da arquitetura militar edificada no longo período colonial (séculos XVI, XVII e XVIII). A plataforma acadêmica abriga atualmente 208 milhões de usuários e tem por objetivo “acelerar a pesquisa no mundo”.

O arquivo n.º 11 (do link acima) dá acesso a um livro maior sobre Turismo Virtual em Fortificações Coloniais do Brasil, em html, de fácil acesso, contendo 321 páginas (slides 40×40 cm), dividido em oito arquivos, hospedados na plataforma mundial. É também de domínio público, tem coautoria do amigo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, além de uma particularidade: foi produzido no ano de 2021, durante o longo período no qual um temor intenso (Covid-19) se abateu sobre todos nós, mundo afora.

Data: 24/02/2023
Local: Auditório do Bloco E – Universidade Santa Cecília