Alunos do curso de Engenharia da Unisanta e funcionários da Sanpro Jr.; Lucas Costa, presidente; Matheus Martins, diretor de RH; e Gabriel Rabelo, diretor comercial, realizaram, no dia 03 de fevereiro, uma visita à Vila Criativa Mercado, no bairro Vila Nova, Santos, para o desenvolvimento de projetos com o centro cultural.

Sendo a primeira Empresa Júnior de Engenharia da Baixada Santista, a iniciativa, criada em 2020 por um grupo de alunas do curso de Engenharia de Produção, tem como intuito ajudar microempreendedores a superar os impactos econômicos consequentes da pandemia, usando os conhecimentos que foram adquiridos dentro da sala de aula.

A empresa foi destaque no II Seminário Internacional Universidade-Empresa da Baixada Santista em outubro do ano passado e vem explorando locais e realizando atividades para expandir o projeto. Há duas semanas visitaram a Vila Criativa Mercado, centro cultural destinado à capacitação, inclusão e desenvolvimento da população de Santos.

O espaço oferece, de forma gratuita, qualificação profissional, atividades culturais e esportivas que contribuem para a melhoria social, como o Projeto Salão-Escola Autoestima, comandado pelo cabeleireiro Aguinaldo Higino. Acompanhados pela coordenadora da Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso) da Seds, Julianna Laffront, os alunos puderam conhecer as instalações que já estão na fase de desenvolvimento de projetos e que permitirão estar presentes no centro da cidade, tanto dando palestras como também ajudando com o gerenciamento de dados.

Lucas comenta que visitar uma iniciativa tão importante quanto as vilas criativas o faz sentir que realmente pode fazer a diferença, sendo que um dos seus principais objetivos com o projeto é aproximar a universidade da população e tentar passar o máximo de conhecimento que aprendem em sala de aula para poder ajudar, da melhor maneira, empreendedores e futuros empreendedores.

“Espero que essa parceria que está se iniciando dure por muito tempo e que cada vez mais a população da Baixada Santista entenda que podem contar com a SanPro e com a Unisanta para dar suporte em vários objetivos que eles possuem”, comenta ele.

Lucas ressalta que essas atividades a serem oferecidas, além de ser uma realização pessoal, também dão destaque ao currículo de todos os membros da empresa júnior, por terem que se capacitar ainda mais para poder passar o conhecimento à frente, de forma vantajosa para ambos os lados.