Inscrições gratuitas pelo site: unisanta.br/cobric

Estão abertas as inscrições para o 14.º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), promovido pela Universidade Santa Cecília. A edição deste ano seguirá de forma totalmente on-line para os alunos de graduação (presencial ou EAD) da universidade, além dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília.

Inscrições – O autor poderá inscrever, até 02 de outubro, um único trabalho ou ser coautor de outros resumos e/ou trabalhos.

A submissão dos resumos de trabalhos de iniciação científica, TCCs, bem como de extensão curricular, projetos integrados do ensino médio, concluídos ou em andamento, poderá ser realizada no mesmo formato como nas edições anteriores, assim como a gravação de um vídeo, de 3 a 5 minutos, apresentando o trabalho, que deverá ser publicado no YouTube.

“Esta atividade é muito importante para os estudantes do ensino médio, pois estimula a criatividade, a observação e a busca por soluções de problemas, liderança e trabalho em equipe, elementos essenciais que são mais aprofundados durante a formação no ensino superior”, explica a Profa. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, organizadora geral do evento.

Os trabalhos submetidos serão avaliados, segundo critérios pré-estabelecidos, pela comissão científica. Os melhores trabalhos selecionados serão distribuídos em sessões para discussão oral (on-line) no dia 29 de outubro, de acordo com a área de conhecimento.

No início de cada sessão, o aluno deverá fazer uma apresentação do seu trabalho e, depois disso, responder às questões elaboradas pelos avaliadores. O melhor trabalho será contemplado com o Prêmio Dr. Milton Teixeira.

Cobric – O Congresso tem como objetivo a divulgação de pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais estudantes e professores da Universidade.

O evento seguirá com a mesma temática que a edição dos dois anos anteriores – Santos: cidade criativa.

A necessidade de vincular o Cobric a um tema surgiu a partir da Rede de Cidades Criativas (Unesco Creative Cities Network), criada em 2004, que promove a cooperação entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As Cidades Criativas da Unesco têm como missão colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros e sustentáveis.

Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.