14.ª Edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquetebol tem regulamento e equipes participantes revelados

342

A 14.ª edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete começará no próximo sábado (17) e já teve seu regulamento e equipes participantes revelados. Ao todo serão 26 times disputando o certame no masculino, enquanto no feminino, nove equipes.

O campeonato acontecerá entre os dias 17 e 24 de junho. As partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo e no Ginásio Laerte Gonçalves, localizados na Universidade Santa Cecília, Rua Oswaldo Cruz, n.° 277, e Cesário Mota, n.° 3, respectivamente. A competição é coordenada pelo professor da Faculdade de Educação Física da Unisanta (FEFESP), Leonardo Teixeira Ramos. Os alunos da Fefesp também participam da organização.

No dia 17, sábado, a cerimônia de abertura terá início às 8 horas, enquanto as partidas, às 8h50.

Regulamento – No dia 17, pelo masculino, as 26 equipes participantes serão divididas em seis grupos, sendo quatro com quatro times e um com cinco. Oito equipes estarão participando da fase eliminatória, programada para ser realizada no dia 24, último dia da competição.

Pelo feminino serão nove equipes participantes, sendo que elas se enfrentam no sistema de todos contra todos, em partidas só de ida, computando, assim, um total de cinco partidas cada. Ao final, os dois times que somarem o maior número de pontos disputam o título no dia 17.

Equipes participantes (Masculino)Escolas que se inscreveram com duas equipes: Colégio Presidente Kennedy (Santos), Colégio do Carmo, Colégio Planeta Azul (Peruíbe), EE Fernando de Azevedo, EE Francisco Meira, Objetivo Peruíbe, Novo Tempo, ETEC Aristóteles Ferreira e E.E. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho (São Vicente).

Ingressaram com uma só equipe: Colégio Santa Cecília, EMEF Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (São Vicente),  Colégio Santa Inês (Santos),  Colégio Jean Piaget (Santos), EE Zulmira Campos, EM Franco Montoro (Praia Grande) e EM Franco Montoro (Praia Grande)

Feminino – Colégio Presidente Kennedy (Santos) e EE Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho (São Vicente) com dois times; Colégio do Carmo, EE Francisco Meira, Objetivo Peruíbe, Novo Tempo,  EE Prof. Primo Ferreira (Santos) e Colégio Jean Piaget (Santos) com apenas um time.

Como funciona o basquete 3×3? Ao contrário do basquete tradicional, essa modalidade é disputada em meia quadra de basquete, com uma área demarcada do tamanho normal, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m).

Vale ressaltar que o cronômetro não é interrompido em lances de bola parada ou lance livre e são disputados 10 minutos corridos de jogo.

O time que marcar 21 pontos ou mais ganha a partida se tal evento acontecer antes do final do tempo regular. Em caso de igualdade ao fim do tempo normal, haverá uma prorrogação, sendo a primeira equipe que marcar ponto(s) declarada vencedora.

As medalhas serão concedidas aos dois primeiros colocados e o troféu ao primeiro colocado dos 14.ᵒˢ Jogos Escolares Unisanta de Basquete.