No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população sobre a importância da doação.
A Unisanta realiza anualmente o tradicional Trote Solidário, promovendo ações sociais que beneficiam diversas causas, incluindo a doação de sangue.
Conheça mais sobre o projeto e sua importância
Como surgiu o Trote Solidário na Unisanta?
Há mais de 20 anos, a Unisanta implementou o Trote Solidário com o objetivo de transformar a tradicional recepção de calouros em uma oportunidade de engajamento social e entrosamento entre calouros e veteranos.
A ideia surgiu para incentivar os novos alunos a se envolverem em atividades que, além de acolhê-los no ambiente acadêmico, também os conscientizassem sobre a importância de práticas saudáveis e solidárias, contribuindo, assim, para sua formação como profissionais e cidadãos.
Segundo o diretor de Marketing da Universidade, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, o principal motivo para a criação foi a necessidade de transformar uma prática tradicional em uma iniciativa positiva e educativa, como forma de integrar os calouros de maneira ética e solidária.
“A Unisanta viu nisso uma oportunidade de alinhar seus valores institucionais com as demandas sociais, criando um ambiente de recepção acolhedor e responsável.”
Como acontece o Trote Solidário?
A Unisanta organiza o Trote Solidário com uma série de atividades voltadas para o bem-estar social e ambiental. A universidade promove campanhas tradicionais, como a doação de cabelo para a confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento de câncer de mama, atendidas pelo Instituto Neo Mama, e a doação de sangue para o Hemonúcleo de Santos.
A instituição também realiza ações ecológicas, como a coleta de microlixos nas praias e a arrecadação de lixo eletrônico. Além disso, promove campanhas de doação de leite, roupas e mantimentos para ajudar moradores atingidos por desastres naturais, como os que ocorreram no litoral norte de São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Cubatão.
Leia mais: Unisanta realiza Trote Solidário com doação de cabelo e de sangue
Durante a pandemia de Covid-19, a universidade organizou a doação de máscaras descartáveis. Todas essas atividades são planejadas conforme as necessidades sociais do momento, com o objetivo de envolver tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.
Onde acontece a doação de sangue para o Trote Solidário?
As doações de sangue ocorreram no Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro. A captadora de doadores do Hemonúcleo de Santos, Vanessa Aguiar, relatou a importância de ações de doação de sangue.
“É muito importante essa ação que o Santa faz, que é parceiro nosso, e faz bastante diferença. Nessa época, a falta é muito grande da doação de sangue e os alunos, indo fazer essas doações, já suprem bastante”, ressalta.
Anna Clara Morais, estudante do 2.º ano de Jornalismo, relatou que sempre quis doar sangue, mas não tinha iniciativa, então uma amiga a chamou para participar do Trote Solidário e ela decidiu doar. “Acho muito importante esse tipo de ação que a Unisanta faz porque acho que a maioria dos estudantes aqui são jovens, saudáveis, e a gente já faz tanta coisa no dia a dia, que podemos tirar um tempinho para ajudar o próximo”, ressaltou a doadora.