O momento de fazer o Enem 2024 está chegando. Com aplicação nos dias 03 e 10 de novembro, os candidatos devem se atentar ao que é necessário levar no dia do exame.

Por isso, fizemos um checklist para você estar preparado para a prova!

O que é obrigatório levar no Enem 2024?

• Documento de Identificação original e com foto

Veja abaixo a lista de documentos que são aceitos:

• Cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, incluindo aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, expedida a partir de 1997.

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas.

Desde a última edição, o Enem aceita também alguns formatos de documentos digitais de identificação, como, e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.

• Caneta preta

A prova somente pode ser feita com caneta esferográfica transparente de tinta preta, e a organização do Enem é bem clara sobre isso.

O que você pode levar no Enem 2024?

• Cartão de Inscrição

Não é obrigatório, mas com o documento em mãos, será mais fácil visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido.

Para imprimir seu cartão de inscrição, basta acessar a página do participante do Enem, fazer seu login e acessar o menu “Local de prova/Cartão de confirmação”. No fim da página, há um ícone para impressão.

Leia mais: Dicas de preparação para o Enem 2024

• Comida

É importante levar um lanche para se alimentar durante as provas do Enem, que são longas – 5 horas e meia no primeiro dia e 5 horas no segundo. Sentir fome é natural, e nutricionistas recomendam planejar a alimentação para evitar imprevistos como tontura ou mal-estar.

Sugere-se optar por alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates e barrinhas de cereais, além de garantir água para se manter hidratado.

• Roupas confortáveis

Durante o Enem, é importante usar roupas e sapatos confortáveis, adequados ao clima da sua região, pois as provas são longas e você ficará sentado por bastante tempo.

• Celular

Se precisar levar o celular, saiba que ele deve ser desligado, ter a bateria removida e ser guardado em uma embalagem fornecida pelo fiscal, já que o uso é proibido durante o exame para evitar fraudes.

O que você não pode levar no Enem 2024?

• Acessórios

Não use óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e outros acessórios para a cabeça. Também evite pulseiras, colares e brincos que possam causar desconforto e atrapalhar sua concentração. Você pode utilizar artigos religiosos, como burca e quipá, mas precisará passar por revista antes de entrar na sala.

• Materiais escolares

Lápis, lapiseira, borracha, canetas que não sejam transparentes, livros, anotações e outros impressos são proibidos no Enem.

• Equipamentos eletrônicos

Não é permitido levar dispositivos eletrônicos como calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, iPods, gravadores, pen drives, mp3, relógios, receptores e transmissores de dados.