Se você tem acessado a internet nos últimos 20 anos ou mesmo se mantém antenado no mundo das séries, com certeza já ouviu falar de Grey’s Anatomy, não é mesmo?
A série americana, criada por Shonda Rhimes, acompanha Meredith Grey e a equipe de médicos do hospital Grey Sloan Memorial, enquanto enfrentam diariamente decisões de vida ou morte. Juntos, eles descobrem que nem a medicina, nem mesmo os relacionamentos são tão simples como parecem.
Muitos assistem à série pelo drama romântico, mas outros buscam entender de perto como funciona o mundo da saúde, das cirurgias e dos procedimentos realizados em um centro cirúrgico. No entanto, você já se perguntou se tudo o que é retratado na série realmente acontece na vida real?
Por isso, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unisanta, Profa. Dra. Bruna Feichas Renó, comentou sobre algumas cenas marcantes da série e o papel de produções como essa para o público. Confira abaixo:
Caso da cobra
Nesta situação, a docente ressalta que, embora existam muitos casos de picadas de cobra no Brasil, ela nunca testemunhou um paciente chegando ao pronto-socorro com a cobra. Ela acredita que isso seja altamente improvável.
“Existem maneiras de evitar que um animal chegue ao ambiente de um serviço de saúde, pois isso pode colocar em risco outras pessoas e até mesmo os profissionais que estão prestando atendimento.”
Ela ainda ressalta que há várias formas de remover a cobra do paciente no momento da picada: “A reação inicial da maioria das pessoas é matar a cobra para garantir que ela solte o paciente. Ou então, dependendo do tipo de cobra, ela pode se retirar após a picada. No entanto, as pessoas que frequentam áreas rurais precisam ter um cuidado maior nessas situações”.
É fundamental que os pacientes forneçam o máximo de informações possível, como o tipo de cobra que os picou, pois existem diversos soros e cada um é específico para um tipo de cobra, para que aconteça o tratamento correto.
Confira a cena completa aqui.
Acidente fatal com ferragens
Em casos de acidentes graves envolvendo pessoas presas em ferragens, geralmente os bombeiros são os mais aptos e treinados para realizar o resgate, devido à sua experiência em salvamentos e ao uso de equipamentos especializados.
“É comum vermos cenas de acidentes graves em que pessoas estão presas em ferragens, com a participação conjunta de bombeiros, ambulâncias e polícia. Os médicos devem considerar a possibilidade de o paciente apresentar sangramento ao ser retirado das ferragens, podendo levar à morte. Embora isso possa ocorrer, há muitos casos bem-sucedidos em que os pacientes são resgatados e seu quadro é revertido”, pontua ela.
Confira a cena completa aqui.
Primeira cirurgia como residente
A dúvida comum entre estudantes da área da saúde é se eles já participam de cirurgias no primeiro ano de residência. A resposta é SIM!
“Ao se tornar residente, o médico já é um profissional formado. Após a formatura, ele escolhe sua especialidade. No caso da série, eles optaram pela cirurgia, o que significa que o médico formado deve estar presente na sala de cirurgia, sempre com o preceptor ao lado fornecendo orientações adequadas”, revela a coordenadora.
Confira a cena completa aqui.
Caso de objeto não esterilizado
Durante qualquer procedimento cirúrgico, a segurança do paciente é primordial. Na cena em questão, um profissional deixa cair os óculos na área cirúrgica, o que pode realmente acontecer.
“No entanto, existem protocolos de segurança que devem ser seguidos rigorosamente durante o preparo para a cirurgia, como o uso correto de roupas e acessórios. É crucial verificar e assegurar que todos os equipamentos estejam esterilizados para evitar acidentes que possam comprometer a cirurgia e a vida do paciente.”
Confira a cena completa aqui.
Incerteza em casos graves
O atendimento a pacientes graves deixa a equipe extremamente apreensiva e, muitas vezes, em dúvida sobre os procedimentos imediatos necessários para salvá-los.
“Sempre temos que insistir pela vida do paciente e existem parâmetros na hora que são suficientes para nos dar esse resguardo. Agora, o que é fato mesmo foi a morte do Derek ter abalado o nosso coração, certo?”, menciona a professora, que é fã da série também.
Confira a cena completa aqui.
“Acho que é superválido até para motivar as pessoas e para os futuros estudantes pensarem na possibilidade de coisas que eles possam ver, mas cada um dentro da sua categoria profissional.”
O drama se apresenta na forma de entretenimento e pode trazer mais alunos para os nossos cursos da área da saúde. “Embora seja uma representação artística e ensaiada, essas séries oferecem uma proximidade interessante, especialmente para aqueles que têm curiosidade sobre o assunto”, finaliza.