Unisanta prorroga inscrições para o Projeto Rondon – Operação Sentinelas Avançadas II, em Rondônia, até 10/5

405

Foram prorrogadas as inscrições para os alunos da Universidade Santa Cecília – Unisanta interessados em participar da Operação Sentinelas Avançadas II, do Projeto Rondon, no estado de Rondônia. As atividades serão realizadas de 11 a 28 de julho, no município de Theobroma, que fica a 310 km da capital.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar dessas comunidades.

Inscrições – Para esta operação, serão selecionados oito estudantes e quatro suplentes. Os candidatos deverão entregar os documentos solicitados neste edital, na Coordenação Institucional do Projeto Rondon, sala M122, no 1º andar, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, até 10/5. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail: cipe@unisanta.br

Os interessados em participar devem estar regularmente matriculados na segunda metade do curso de graduação, ter bom desempenho acadêmico, perfil extrovertido, ser desinibido para falar em público e “espírito aventureiro”. Devem ainda estar com carteira de vacinação atualizada, ter ótimas condições de saúde e tempo disponível para participar das reuniões de capacitação na Unisanta.

Sobre o Rondon – De acordo com o coordenador Institucional do Rondon na Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli, a ação ou responsabilidade social nada mais é do que fazermos a nossa parte dentro da sociedade.

“Os projetos sociais podem ser colocados em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas para resgatar e dar oportunidades para elas. Tais iniciativas promovem a cidadania e a consciência social, contribuindo para um mundo melhor e mais justo enquanto os universitários se fortalecem em uma formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor”, explica o coordenador.

Coordenadora adjunta do Rondon na Unisanta, a Profª. Milena Ramirez destaca a importância dos projetos comunitários para a formação acadêmica dos alunos. “Através deles, a teoria vira prática e o conhecimento científico chega à sociedade de maneira aplicada. Programas como o Rondon ainda possibilitam aos alunos a experiência incrível de conhecer diferentes ambientes e culturas. Experiências que ficam carinhosamente na memória e trazem um olhar mais humanizado para a atuação dos estudantes”, afirma a docente.

Eliana Grecco, atuando em Vargem Alta, Espírito Santo, em 2016.

Experiências rondonistas – Formada no curso de Jornalismo na Unisanta, Eliana Grecco participou do Projeto Rondon, em 2016, no município de Vargem Alta, Espírito Santos. Ela conta que seu desejo em participar do projeto surgiu em 1980 e, 36 anos depois, conseguiu realizar o seu sonho.

“Tenho lembranças muito boas. Como contadora de história, me preparei para ministrar as oficinas, que foram muito bem recebidas. Em 2018, voltei à cidade de Vargem Alta para concluir meu TCC – “A importância da contação de história no Projeto Rondon” – e, para minha surpresa, mais de 15 professoras haviam se tornado contadoras de história”, declara a jornalista.

Responsabilidade Social – A Unisanta é certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES), com o Selo Instituição Socialmente Responsável, e busca, através de seus projetos institucionais e comunitários, soluções que minimizem ou eliminem problemas sociais e ambientais.

Histórico – O projeto foi criado em 11 de julho de 1967, durante a ditadura militar e tinha como lema “integrar para não entregar”, expressando um ideário desenvolvimentista articulado à segurança nacional.

As ações de extensão educativas e formativas desenvolvidas no projeto consistem em palestras, minicursos, oficinas, vivências e capacitações, entre outras, planejadas pelos estudantes de graduação e executadas em comunidades carentes e isoladas do interior do país.