Ao iniciar a graduação, um universo de oportunidades se abre para o estudante, inclusive no que diz respeito à experiência profissional. Através das oportunidades que sugerem durante os semestres, as diversas formas de desenvolvimento profissional oferecidas são uma porta para o mercado de trabalho.
Entre elas, o estágio, o jovem aprendiz e a monitoria se destacam como opções para graduandos e recém-formados. Cada uma possui características, objetivos e regulamentações específicas. Na Unisanta, você pode encontrar as três opções com oportunidades únicas.
Neste guia, vamos explorar as principais diferenças entre essas modalidades, ajudando você a identificar qual se encaixa melhor em seus objetivos e necessidades.
Estágio
Principal porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é o primeiro contato do aluno de forma prática com a futura profissão e contribui como um diferencial para inovar e atrair os empregadores. Proporciona proximidade com a área em que o estagiário se especializa e abre oportunidades para que os jovens terminem sua graduação com novas visões para o mercado, portfólio e experiência.
O Departamento de Estágios da Unisanta conta com uma equipe especializada, pronta para dar todo suporte legal, administrativo e operacional ao alunado.
Centraliza as atividades de estágios e busca ampliar as ofertas de vagas e oportunidades, através de um estreito relacionamento com empresas e instituições de direito público e privado e ainda estabelece convênios nas diversas áreas de pesquisa potencialmente existentes na universidade.
Para entrar em contato:
- Telefone: (13) 3202-7115
- E-mail: departamento.estagios@unisanta.br.
Monitoria
A Monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada à formação acadêmica dos alunos regularmente matriculados na Unisanta. Ela objetiva despertar a vocação pela docência no ensino superior, por meio de atividades ligadas ao ensino, bem como à participação em diversas funções de organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos.
Concedida para atuação do aluno matriculado, preferencialmente cursando o 3.º ano/6.º semestre, realizando tarefas de apoio ao ensino, pesquisa e projetos específicos, mediante seleção da Coordenação de Curso. Alguns departamentos podem admitir estágio/monitoria já a partir do 1.º semestre do curso.
Para se candidatar à vaga de monitor de alguma disciplina, você deve ficar atento aos editais de seleção de monitoria, preencher os seus requisitos básicos e realizar sua inscrição.
Jovem Aprendiz
A aprendizagem é um programa de formação profissional para jovens entre 14 e 24 anos, que visa à inserção no mercado de trabalho. Combina atividades práticas na empresa com aulas teóricas em instituições de ensino.
A Unisanta possui parceria com o CIEE de longa data, desde 1989, com os estágios no ensino superior. Em 2020, o foco se tornou a aprendizagem, realizando uma nova negociação com a cessão de salas para os cursos de capacitação dos Jovens Aprendizes. Foi fortalecido ainda mais esta proposta com a contratação de aprendizes em vários departamentos da Unisanta.
Ao mesmo tempo que o aprendiz passa por orientações teóricas na capacitação oferecida pelo CIEE (realizada aqui na Unisanta), através da contratação nas empresas, desenvolve habilidades e competências que auxiliam no desenvolvimento profissional.
Já a empresa, além do incentivo fiscal, possibilita ao jovem o fortalecimento dos vínculos sociais, desenvolvimento de novos perfis, que atendam a empresa, o que muitas vezes possibilita a contratação efetiva e assertiva destes jovens no quadro de colaboradores após o término do contrato de aprendiz.
Para saber mais, clique aqui.
Canal de Talentos
A Unisanta também possui o portal destinado à empregabilidade de alunos e egressos da Unisanta. As empresas reforçam seu quadro de colaboradores com talentos de uma das melhores Universidades do país. A Unisanta tem a solução para as áreas de RH e Gestão.
Aos alunos e egressos, há dicas de como se posicionar no mercado de trabalho e acesso às oportunidades de vagas divulgadas diariamente pelas instituições parceiras. Acesse o site.