Sessão livre do Projeto “Aprender com Cinema” celebra Dia Internacional do Livro

72

Ler cinema de curta-metragem com jovens e adultos da rede pública de ensino de Santos é a proposta de parceria entre o Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta e o Centro de Formação “Darcy Ribeiro” de Santos, uma ação sociocultural que integra a leitura da linguagem e a estética cinematográfica ao processo de ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental 2 e da EJA, com a realização da Sessão Livre “Aprender com Cinema. A segunda edição da sessão, agora com alunos do fundamental 2, acontece na próxima terça, 23 de abril, às 9h, na sede do cineclube, em celebração ao Dia Internacional do Livro.

São sessões mensais, na Sala Maurice Legeard de Cinema, localizada no Bloco E, 5.° andar, dentro da Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília. Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta, irá facilitar as atividades, junto com educadoras do Centro de Formação, com foco na educação sensorial do cinema e do audiovisual, complementando o currículo formal e proporcionando experiências imersivas aos alunos. “Ver e degustar cinema também é leitura de mundo”, conclui Ricci.

A parceria entre a Centro de Formação “Darcy Ribeiro” de Santos e o Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta tem o objetivo de enriquecer o ambiente educacional, promovendo uma experiência expandida para os alunos. A linguagem cinematográfica será utilizada como processo interdisciplinar para estimular o pensamento crítico e a criatividade investigativa, complementando o aprendizado em sala de aula.