Dia Nacional da Liberdade de Imprensa: saiba a importância!

347

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no Brasil no dia 7 de junho, com o objetivo de destacar a importância da liberdade de expressão em nossa sociedade, bem como combater a censura e expor os desafios que os jornalistas fazem no país.

Venha conhecer mais!

 

Como surgiu o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?

A data comemora um manifesto de 1977 que exigiu o fim da censura à imprensa e as restrições à  liberdade de informação. 

Assinado por quase 3 mil jornalistas, o documento publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), denunciava a apreensão de todas as publicações periódicas, a não divulgação de informações por parte do governo e a ameaça que o AI-5 representa, o ato institucional que inaugurou a fase mais difícil da ditadura brasileira.

O Prof. Robson Bastos, coordenador do curso de Jornalismo da Unisanta, pontua como a Constituição de 1988  proibiu todo tipo de  censura, porém os desafios continuam muito grandes, principalmente após o surgimento da Internet.  

“Existem restrições empresariais ou ideológicas devido à linha editorial do veículo. O que é importante verificar é quais são os limites legais e éticos da informação” e completa “um dos maiores perigos hoje é a desinformação e  todo jornalista precisa estar atento como combater e vencer as mentiras que atingem a sociedade”, comenta ele. 

Qual a importância do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?

A liberdade de imprensa é essencial para a expressão e circulação de informações e opiniões sem controle ou interferência governamental. O acesso à informação e conhecimento fortalecem a democracia, gerando opiniões críticas e fiscalização das autoridades, fundamentais para a sociedade.

Leia também: Controle Parental e Diversidade nas Redes Sociais foram temas dos videocasts produzidos pelos alunos de Jornalismo

“A data é vital para marcar o papel do jornalismo perante a sociedade. A imprensa é uma instituição principal para a compreensão da cidadania e dos direitos e deveres de todos nós”, ressalta o docente. 

 Em 2022, todos os jornais impressos e sites do consórcio realizaram um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto de suas capas, com o texto “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional.

Fonte: G1

No anúncio, tem a explicação: “Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia”.