O Dia Mundial do Urbanismo, comemorado no dia 8 de novembro, abre espaço para a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos, como sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes, com a comunidade. 

Saiba mais 

Qual é a origem do Dia Mundial do Urbanismo?

A data foi criada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.

Ele defendia a ideia de um urbanismo científico, ou seja, o planejamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência para torná-las mais funcionais e eficientes para seus habitantes.

Na época, além de ser diretor do Instituto de Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (UBA), ele também atuava como diretor técnico do Plano de Urbanização. Para Paolera, as grandes cidades precisavam buscar um equilíbrio entre edificações e natureza.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urbanismo

O símbolo criado por ele para marcar a data representava uma trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (em amarelo), a vegetação (em verde) e o ar (em azul).

Essa imagem ajudou a ilustrar a importância do equilíbrio entre o ambiente natural e o espaço urbanizado nas cidades, promovendo a ideia de uma proporção harmoniosa entre áreas urbanas e a natureza.

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou essa data em seu calendário oficial em 1949, reconhecida por 30 países. No Brasil, ela é comemorada na mesma data, conforme o Decreto n.º 91.900, de 8 de novembro de 1985.

Qual é a importância do Dia Mundial do Urbanismo?

Como finalidade principal, o urbanismo propõe a integração de políticas públicas como sistema de transportes e o uso e ocupação do solo urbano. Mas é necessário ressaltar que os problemas do crescimento desordenado das cidades e modelo seguido desde a era industrial despertaram a necessidade de discussão sobre sustentabilidade. 

No mercado, o profissional da área desempenha um papel fundamental na construção, sendo responsável por desenvolver projetos, planejar ambientes que sejam confortáveis, funcionais, atendendo às necessidades e desejos dos usuários.

Leia mais: Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo atende o Campus e mais de 50 instituições beneficentes com projetos

Atualmente, um dos grandes desafios da arquitetura é conciliar o desenvolvimento urbano com o respeito ao meio ambiente. O profissional deve buscar soluções que minimizem o impacto ambiental, otimizando o uso de recursos naturais e promovendo a eficiência energética. Isso envolve o uso de materiais sustentáveis, o reaproveitamento de recursos e a incorporação de tecnologias que integrem de maneira consciente o urbano com o ambiental.

Faça o Vestibular 2025 da Unisanta

Inscreva-se gratuitamente no Vestibular 2025 da Unisanta e concorra a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades. Estude na instituição que é a melhor do país em inovação e destaque no Guia da Faculdade do Estadão. 

Clique aqui para se inscrever!