Comemorado anualmente em 19 de agosto, o Dia Mundial da Fotografia celebra uma das invenções mais formidáveis da história da humanidade, que revolucionaram a sociedade.
Conheça mais!
Como surgiu o Dia Mundial da Fotografia?
A data remete ao dia do anúncio de uma nova invenção na Academia Francesa de Ciências, o daguerreótipo. O equipamento, antecessor das câmeras fotográficas, foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a heliografia alguns anos antes. Em 1839, William Fox Talbot inventou o calótipo, um outro sistema de captura de imagens.
Por causa dessas invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia, sendo o precursor de grandes mudanças também nas áreas como a cultura, a economia, a arte etc.
Qual a importância do Dia Mundial da Fotografia?
A data comemora a criação de um instrumento que abriu as portas para a criação das máquinas fotográficas e toda a história da fotografia. Além disso, a fotografia revolucionou a forma como percebemos e registramos o mundo ao nosso redor. São as fotografias que preservam momentos, pessoas e lugares, construindo a memória coletiva das sociedades.
Assim como a fotografia é uma linguagem universal que ultrapassa barreiras culturais e linguísticas, ela é uma ferramenta essencial para o jornalismo, a publicidade, a ciência e outras áreas.
Na Unisanta, três ex-alunos do curso Produção Multimídia se destacam na área: