Praticar atividade física é essencial para manter uma vida saudável e uma boa qualidade de vida. Com isso, muitas pessoas escolhem se exercitar em academias.

Porém, há muitas opiniões e hipóteses incorretas sobre essa prática esportiva. Por isso, reunimos aqui diversas teorias para que você possa diferenciar entre mitos e verdades.

1 – “Músculo só cresce com suplementos”

Um dos mitos mais comuns é que o crescimento muscular depende exclusivamente de suplementos. Embora muitos blogs, atletas e até profissionais defendam o uso de suplementos para a hipertrofia muscular, isso não é obrigatório. 

Consultar um nutricionista é a melhor opção para a indicação de suplementação. Se sua alimentação já inclui todos os grupos alimentares, minerais e vitaminas necessários, não há motivos para recorrer a suplementos. 

2 – “Quanto mais difícil o exercício, maior o resultado”

Ao tentar variar os exercícios com angulações diferentes ou até mesmo “complicadas”, você pode aumentar significativamente o risco de lesões em várias partes do corpo, como lombar, punhos, quadris e ombros. 

Essas posições podem sobrecarregar suas articulações e músculos que não estão preparados para suportar tais movimentos, levando a estiramentos, distensões e outras lesões graves.

3 – “Abdominal seca barriga”

Esse é um clássico, mas fazer abdominais fortalece a musculatura da região, e não a queima de gordura localizada. Para queimar o excesso de gordura, é necessário combinar um déficit calórico na alimentação com a prática de musculação.

4 – “Treinar mais vezes por dia traz mais benefícios”

Na verdade, exagerar nos treinos pode levar à síndrome do overtraining e impedir o crescimento muscular. Prestar atenção no seu corpo é essencial para manter a saúde física e mental. 

Os exercícios devem ser planejados de acordo com a estrutura e capacidades individuais, portanto intensidade, peso e outras variáveis são ajustados para que você possa evoluir sem sobrecarga.

6 – “O treino só faz efeito se o corpo ficar dolorido no dia seguinte”

Sentir uma leve dor nos dias seguintes ao exercício é comum, especialmente quando se inicia uma atividade física ou se muda o treino. No entanto, à medida que a musculatura se adapta ao treinamento e ele se torna uma rotina, pode não haver mais desconforto muscular. Isso não significa que o exercício não foi intenso ou que não gerou resultados.

Unisanta

Se você aprecia atividades esportivas, mesmo sem praticá-las, saiba que este dia também é para você. Ser um esportista não se limita apenas à prática direta do esporte, também inclui aqueles que se dedicam a ele ou simplesmente o apreciam.

Na Unisanta, você aprende com o que é mais moderno em termos de infraestrutura. Contamos com piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e de apoio (20 metros), quadras esportivas cobertas, academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro já usaram as instalações para treinamento.

O Ginásio Poliesportivo serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, a instituição faz pódios e recordes em diversos esportes para o Brasil. Aliando o esporte à educação, a Unisanta vem conquistando novos títulos, superando recordes e revelando mais talentos em diversas modalidades do esporte brasileiro. O sucesso vem desde as equipes de base, como parte de uma filosofia que concilia o esporte à educação integral.