No dia 17 de novembro, celebra-se o Dia Internacional do Estudante, uma data dedicada a reconhecer os estudantes ao redor do mundo, que se esforçam para atingir suas metas profissionais e causar um impacto positivo na sociedade. Além disso, a ocasião abre espaço para debates sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e a busca por soluções para melhorar suas condições em nível global.
Saiba a importância.
Como surgiu o Dia Internacional do Estudante?
A data é uma celebração multicultural que homenageia oito estudantes e um professor tchecos executados, além de mais de 1.200 estudantes da Universidade de Praga que foram presos durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 17 de novembro de 1939, os nazistas invadiram a Federação Central de Estudantes da Tchecoslováquia, mataram diversos líderes estudantis e enviaram outros para campos de concentração, onde enfrentaram as brutais torturas do Holocausto.
A oficialização dessa data ocorreu em 1941, durante o Conselho Internacional de Estudantes realizado em Londres, no Reino Unido, com a presença de vários estudantes refugiados.
Em memória dos estudantes que perderam a vida naquele trágico dia, o conselho instituiu o 17 de novembro como um dia global de tributo aos estudantes assassinados.
Qual a diferença entre o Dia Internacional do Estudante e o Dia do Estudante?
O Dia do Estudante é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto. A data foi instituída em 1927, na época do Brasil Império, 100 anos após a criação das duas primeiras faculdades do Brasil. A celebração também é importante para promover reflexões, debates e ações capazes de incentivar a interação entre estudantes, professores e o corpo escolar, de modo que se sintam acolhidos.
Faça o Vestibular 2025 da Unisanta
Inscreva-se gratuitamente no Vestibular 2025 da Unisanta e concorra a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades. Estude na instituição que é a melhor do país em inovação e destaque no Guia da Faculdade do Estadão.
Clique aqui para se inscrever!