Os profissionais do time abordaram a interdisciplinaridade no alto rendimento esportivo

O curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, na última segunda-feira (04/11), a equipe da Comissão Técnica Esportiva do Santos Futebol Clube para conversar com os alunos durante a abertura da Semana Acadêmica do curso.

Sob a temática da interdisciplinaridade no alto rendimento esportivo, com foco na aplicação prática do departamento de saúde no futebol, a palestra mostrou como a integração das diversas áreas de saúde e performance pode impactar no desempenho de atletas de elite.

Para Elliot Paes, coordenador do Núcleo de Alto Rendimento Físico do Santos F.C., a relação estreita entre o núcleo de saúde e o atleta é muito importante. “Isso é fundamental não só para a equipe e o atleta, mas entre todos os profissionais que atuam no processo. As decisões tomadas podem impactar na performance do atleta”, afirma o profissional, ressaltando que a confiança é essencial para o sucesso.

Segundo ele, o diferencial no esporte de alto rendimento está no comprometimento de todos os envolvidos. “É preciso estar disposto a se entregar diariamente, porque o resultado depende muito da entrega no dia a dia dos atletas e de quem está trabalhando com eles”, explica.

Na visão de Adonai Ferreira, fisioterapeuta da equipe, a integração entre as diversas áreas do clube de futebol desempenha um papel de grande relevância para a performance dos atletas dentro de campo. “A relação interdisciplinar da saúde e outros setores é fundamental para o sucesso de uma equipe”, reitera.

Marcelo Amâncio, fisioterapeuta do Departamento Pessoal do clube, complementa essa visão, frisando a colaboração entre as diferentes áreas dentro da equipe multidisciplinar. “A nutrição, preparação física, psicologia, entre outras, são os braços mais importantes para facilitar e ajudar a comissão técnica principal do clube. O trabalho em equipe facilita as demandas e o sucesso, atuando também na parte de prevenção e pós-treinos”.

A prática no campo e a realidade do futebol

Carlitos Macedo, preparador físico do time, enfatiza a simplicidade como um dos pilares do treinamento no futebol. “Muita gente pensa que o trabalho no futebol é complicado, mas, se formos simples e trabalharmos dentro da essência, a gente tem ganhos e resultados positivos”, diz Macedo, reforçando a necessidade de adaptar as metodologias de treinamento às características físicas dos atletas brasileiros.

Ele ainda orienta os alunos a observarem e aprenderem com a prática dos profissionais, sugerindo que, ao assistir a diversos treinamentos e estudar o esporte, os futuros profissionais poderão aprimorar suas próprias metodologias.

De acordo com Raphael Barletta, coordenador de análise de desempenho do clube e um dos palestrantes da noite, os estudantes que desejam aprimorar seu aprendizado devem estar abertos a novas experiências.

“Hoje falamos de cinco áreas diferentes, então o aluno tem que estar disposto a aprender. O futebol é um mundo à parte, onde todos os dias tem que lidar com pressão. A pessoa tem que realmente entender isso para colher os frutos e as coisas boas que [o esporte] pode proporcionar”, enfatiza Barletta.

O coordenador ainda destaca a importância de aproximar os alunos da prática profissional, o que facilita a escolha de carreira. Segundo ele, o cotidiano do futebol e as dinâmicas de trabalho estão distantes do ambiente universitário. “Trazer isso para dentro [da universidade] é muito legal, porque demonstra como tudo é feito no dia a dia, como as áreas funcionam e como é a prática dessas funções”, afirma.

O evento também contou com a participação da nutricionista Alessandra Favano, que atua na área de saúde do time profissional, que compartilhou sua experiência sobre a influência da alimentação no desempenho dos atletas.

Presença especial

O ex-jogador de futebol do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira, tricampeão mundial, Clodoaldo, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa da Unisanta em fomentar o contato entre os acadêmicos e profissionais da área. “É uma grande oportunidade para os estudantes se prepararem para o futuro”, finaliza.

 

Confira algumas fotos do evento: