dia-dos-povos-indigenas

Em 19 de abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas. Inicialmente instituído como Dia do Índio durante o governo Vargas, em 2022, o nome foi alterado para refletir uma abordagem mais inclusiva, passando a ser conhecido como Dia dos Povos Indígenas.

A contribuição fundamental do povo indígena para a formação da cultura brasileira é indiscutível. Isso se evidencia em seus costumes, alimentação, língua e na diversidade étnica do país.

Conheça mais sobre a data e sua importância

Como surgiu o Dia dos Povos Indígenas

Em 19 de abril de 1940, ocorreu o “1.º Congresso Indigenista Interamericano” em Pátzcuaro, Michoacán, no México, com a participação de diversas autoridades governamentais e líderes indígenas. Durante o evento, os participantes estabeleceram o Instituto Indigenista Interamericano, sediado no México, com o objetivo de coordenar políticas indígenas na América.

O congresso teve como propósito discutir a situação dos povos indígenas no continente americano, estabelecendo diretrizes e ações para garantir seus direitos e preservar suas culturas.

Uma das resoluções finais foi a sugestão de instituir uma data comemorativa em todas as nações americanas para homenagear os povos indígenas. A proposta era celebrar o Dia do Índio em 19 de abril, posteriormente adotada no Brasil em 1943 por meio do Decreto-Lei n.º 5.540 (1943), durante o governo de Getúlio Vargas, destacando a relevância do evento em nível nacional.

Por que o nome mudou de “Dia do Índio” para o “Dia dos Povos Indígenas”?

O novo nome da data comemorativa surgiu da aprovação do projeto de lei n.º 5.466/2019, proposto pela então deputada federal Joenia Wapichana, também presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A alteração, sancionada pelo Congresso em 2022, visava refletir de forma mais adequada a diversidade cultural e étnica dos povos originários. A mudança foi justificada pela conotação pejorativa da palavra “índio” no vocabulário brasileiro, considerada preconceituosa pelos próprios indígenas, associando-se a ideias de atraso e selvageria.

O projeto baseou-se na preferência dos indígenas pelo termo “povos indígenas”. Esse termo reconhece sua condição de primeiros habitantes de um território. Além disso, reafirma seu direito de preservar suas identidades, línguas e crenças, e assumir o controle sobre suas instituições e formas de vida.

Importância do povo indígena para a cultura brasileira

Essa data tem como objetivo preservar as histórias e culturas dos quase 1 milhão e setecentos mil indígenas que vivem no Brasil, de acordo com os dados do Censo de 2022. Essa preservação é de extrema importância, especialmente diante do histórico de desrespeito enfrentado pelos indígenas no país.

Muitos representantes indígenas e organizações de defesa consideram o dia 19 de abril mais uma oportunidade de reflexão e luta do que apenas uma celebração. Isso se deve ao entendimento de que ainda há muito a avançar em termos de reconhecimento e garantia dos direitos dos povos originários brasileiros.

O povo indígena desempenhou um papel fundamental na formação da cultura brasileira. Eles deixaram marcas evidentes nos costumes, na alimentação, na língua e na composição étnica do país. Elementos como a rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, e a produção de utensílios de cerâmica são exemplos tangíveis dessa influência.

Além disso, o folclore brasileiro incorpora figuras como os caboclinhos e os pajés. Essas lendas explicam a origem de plantas como a vitória-régia e de pássaros como o uirapuru, todas demonstrando a riqueza e a diversidade da herança indígena no país.

A importância para a Unisanta

A premissa de democratização do ensino superior de qualidade e inclusivo fez com que a Unisanta criasse o primeiro polo EAD em território indígena da instituição em São João das Missões, Minas Gerais.

Trata-se de uma ação inédita no Brasil e um importante passo na produção de conhecimento da maior reserva indígena do estado. A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, ao longo dos anos, busca democratizar o ensino, levando educação de qualidade para todo o povo indígena.

Leia sobre: Unisanta abre primeiro polo em Território Indígena