Curso de Serviço Social EAD da Unisanta conquista nota máxima (5) em avaliação do MEC

44

O curso de Bacharelado em Serviço Social, modalidade EAD, da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu nota máxima (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista reflete o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a formação de profissionais altamente qualificados para atuar na área.

De acordo com o relatório, o sucesso do curso é fruto de políticas institucionais bem estruturadas e de um currículo dinâmico e inovador que segue as Diretrizes Curriculares Nacionais. A Unisanta integra pesquisa, ensino e extensão em práticas pedagógicas que formam profissionais capazes de promover transformações sociais. A constante atualização curricular e a colaboração interinstitucional garantem que o curso esteja alinhado às demandas do mercado e da sociedade.

Os avaliadores também destacaram o egresso que, segundo eles, se destaca por sua capacidade de promover cidadania, compromisso com a justiça social, formação interdisciplinar e atualizada, habilidades diagnósticas e propositivas, liderança em políticas públicas, engajamento com pesquisa científica, inovação curricular, desenvolvimento progressivo de competências, foco em habilidades práticas e conhecimento relevante e atualizado.

O documento expôs ainda elogios à estrutura curricular que é projetada para oferecer uma formação integral, atendendo às diretrizes curriculares e às demandas contemporâneas da sociedade. Os Estudos Disciplinares proporcionam uma imersão em temas como diversidade e inclusão, flexibilidade e acessibilidade, atualização e relevância dos conteúdos e desenvolvimento de competências transdisciplinares.

Outros itens citados como excelentes foram os serviços de apoio ao estudante, que oferecem uma variedade de programas de acolhimento, bolsas, suporte psicopedagógico, oportunidades de intercâmbio, recursos acadêmicos e avaliações institucionais. Esses serviços visam garantir o sucesso acadêmico e pessoal dos alunos, contribuindo para a experiência educacional positiva no curso de Serviço Social.

Ainda segundo o MEC, o sistema de tutoria eficaz e abrangente do curso EAD da Unisanta divide-se entre tutoria pedagógica e administrativa, garantindo suporte adequado aos alunos em aspectos acadêmicos e logísticos. A avaliação contínua do sistema de tutoria contribui para a melhoria constante do suporte ao aluno.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), baseado na plataforma Moodle, também foi elogiado como “essencial para a entrega eficaz do curso EAD”. Ele integra diversas metodologias de ensino e recursos de aprendizagem, promovendo uma experiência educacional interativa e envolvente para os alunos. Já o material didático do curso foi indicado como de alta qualidade e adaptado às necessidades dos alunos e integrado ao AVA. Videoaulas, web-aulas ao vivo, estudos de caso e guias teóricos detalhados são recursos utilizados para promover a aprendizagem eficaz.

A valorização a pesquisa e produção científica e o acervo bibliográfico foram ainda destacados com conceito máximo. Segundo a banca, a revista científica “Ceciliana” é um dos exemplos do compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento e acervo virtual é riquíssimo, com mais de 10.000 títulos em Serviço Social na biblioteca Pearson e 47 bases de periódicos on-line. A bibliografia complementar é atualizada e endossada pelo NDE do curso, garantindo acesso a recursos de alta qualidade para os alunos.