Comemorado em 27 de agosto no Brasil, o Dia do Psicólogo destaca o profissional da área da saúde responsável por orientar e estudar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e outras condições.
Saiba mais!
Como surgiu o Dia do Psicólogo?
A data surgiu porque, nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei n.º 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Porém, a data só se tornou comemorativa a partir da sanção da Lei n.º 13.407/2016, em 2016, pela Presidência da República, que diz:
Art. 1.º — Fica instituído o Dia Nacional do Psicólogo, a ser comemorado, anualmente, em todo o território nacional, no dia 27 de agosto;
Até mesmo o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado após a sanção de Goulart, em 1964, sob o n.º 53.464. Já a orientação e fiscalização do exercício da atividade ficam sob a responsabilidade do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei n.º 5.766, de 1971.
Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia registrou mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em atuação em todo o território nacional. Isso faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo.
Qual a importância do Dia do Psicólogo?
A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX e até hoje é uma área de muito destaque social. O trabalho do profissional envolve desde o estudo, pesquisa e avaliação do desenvolvimento emocional, até processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições.
Leia também: Psicologia Unisanta abre Grupo de Escuta sobre Sexualidade e Gênero. Inscrições abertas
Além disso, os psicólogos conduzem pesquisas e coordenam equipes e atividades relacionadas à área. Eles podem atuar em diversas frentes, como clínicas particulares, hospitais, escolas, empresas, órgãos públicos, ONGs, tribunais e delegacias, entre outros contextos.
Unisanta
Alinhada com as demandas industriais e ambientais locais, a Unisanta reconhece a importância crítica de formar psicólogos capacitados para abordar a saúde integral e enfrentar esses desafios de forma proativa. O curso de Psicologia atende às necessidades emergentes da comunidade local, focando na formação de profissionais comprometidos com a ética e com o progresso social da região.
Com elogios ao projeto pedagógico, material didático, integração do curso com o SUS, atividades práticas, corpo docente, acervo bibliográfico, laboratório específicos, entre outros itens avaliados, a comissão do Ministério da Educação (MEC) reconheceu com nota 4 (escala de 1 a 5) o curso de Psicologia da instituição.