O Dia do Hospital é comemorado anualmente em 2 de julho para homenagear as instituições e os profissionais que cuidam da saúde da população

O Dia do Hospital é comemorado anualmente em 2 de julho para homenagear as instituições e os profissionais que cuidam da saúde da população, promovendo atendimento, acolhimento e dedicação nos momentos mais delicados da vida.

Saiba mais!

Como surgiu o Dia do Hospital?

Instituído pelo Decreto n.º 50.871/1961, o Dia do Hospital é celebrado em 2 de julho, em homenagem à fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945. 

O objetivo da data é celebrar a criação dos hospitais no país e reconhecer os inúmeros e valiosos serviços prestados por essas instituições. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância da estrutura hospitalar para a sociedade.

Além disso, busca-se refletir sobre formas de aprimorar o atendimento, de modo que os hospitais possam atender, de forma cada vez mais eficaz, às necessidades da população. 

Qual a importância do Dia do Hospital?

O Dia do Hospital é uma oportunidade para refletir sobre o papel fundamental que essas instituições desempenham na promoção da saúde, no cuidado com a vida e no acolhimento de milhões de pessoas. 

A data também reforça a necessidade de investir constantemente em infraestrutura, gestão e valorização dos profissionais da saúde. Além disso, é um momento de reconhecimento público aos esforços realizados por médicos, enfermeiros, técnicos, administradores e tantos outros que fazem o sistema hospitalar funcionar. 

Como surgiram os hospitais no Brasil?

O primeiro hospital do Brasil foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada em 1543, por iniciativa do português Brás Cubas. No início, os jesuítas prestavam os cuidados com os enfermos, pois não havia médicos para atuar na instituição.

Em 2 de julho de 1945, foi inaugurado o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos, pelo então presidente Getúlio Vargas. Na época, a nova estrutura se destacava por sua grandiosidade e por ser uma das maiores do país.

Atualmente, o Brasil conta com mais de seis mil hospitais. Desses, 24 possuem certificação de excelência internacional concedida pela Joint Commission International (JCI). Entre os hospitais certificados, destacam-se: Hospital Nove de Julho, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Rios D’Or e Hospital Sírio-Libanês.

Unisanta

O caráter atribuído à inovação da Universidade Santa Cecília já reside no fato de ser Top 10 entre as universidades particulares do país e a 1.ª na Baixada Santista, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF 2024.

Também se materializa através de sua infraestrutura, que conta com clínicas, laboratórios e ginásios esportivos, onde a instituição promove seu fator de responsabilidade social. Além disso, oferece aulas imersivas espelhadas no mercado de trabalho aos alunos, principalmente na área da saúde.

Confira aqui