No dia 6 de julho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) marca mais um ano de trajetória por serviços essenciais ao país. O IBGE é referência na produção e disseminação de informações estatísticas e geográficas que apoiam o planejamento e o desenvolvimento do Brasil.
Saiba mais.
Como surgiu o IBGE?
A origem do IBGE remonta à criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 6 de julho de 1934, por meio do Decreto n.º 24.609. No entanto, o então presidente Getúlio Vargas oficialmente instalou o INE em 29 de maio de 1936, e ele passou a ser o órgão responsável por coordenar o Sistema Estatístico Nacional.
Já o IBGE, como o conhecemos hoje, foi formalmente criado em 26 de janeiro de 1938, com o Decreto-Lei n.º 218, a partir da integração do INE ao recém-criado Conselho Nacional de Geografia (CNG) e ao Conselho Nacional de Estatística (CNE). A proposta era centralizar e padronizar a produção de dados estatísticos e geográficos, garantindo mais precisão e confiabilidade nas informações públicas.
O principal idealizador e incentivador da criação do IBGE foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, figura-chave na organização do sistema estatístico brasileiro moderno.
Qual a importância do IBGE?
O IBGE tem um papel estratégico no desenvolvimento nacional. É por meio de suas pesquisas, como o Censo Demográfico, a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o PIB trimestral, que governos, empresas, pesquisadores e organizações da sociedade civil acessam informações fundamentais para:
- a formulação de políticas públicas,
- o planejamento urbano,
- o desenvolvimento econômico,
- e a elaboração de estudos e análises sociais.
A credibilidade e a precisão dos dados produzidos pelo IBGE são reconhecidas tanto no Brasil quanto no exterior, sendo referência em estatística oficial.
Unisanta
Os cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unisanta direcionam-se exatamente aos estudantes com interesse em organizações como o IBGE. Por conta da gama de oportunidades de atuação nesta área, a graduação proporciona o desenvolvimento de competências essenciais para o profissional.
Confira mais aqui.