Dia da Marinha Brasileira

O Dia da Marinha Brasileira, celebrado em 11 de julho, destaca a importância de uma das três principais instituições militares das Forças Armadas Brasileiras. A Marinha do Brasil mantém fortes laços de parceria educacional com a Universidade Santa Cecília.

Saiba mais!

Qual é a origem do Dia da Marinha Brasileira?

A data foi escolhida como Data Magna da Marinha em referência à Batalha Naval do Riachuelo. Esta batalha ocorreu às margens do arroio Riachuelo, na província de Corrientes (Argentina), em 1865, durante a Guerra do Paraguai.

A vitória do Almirante Barroso e da frota brasileira nessa batalha é um marco histórico crucial para o desfecho da Guerra do Paraguai. Ela assegurou a supremacia naval brasileira e impediu o avanço das forças inimigas. Esse evento consolidou a importância estratégica da Marinha do Brasil e destacou o valor do planejamento naval e da bravura dos marinheiros.

Qual a importância do Dia da Marinha Brasileira?

Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos nessa data, os feitos heroicos, reconhecendo-os como exemplos e relembrando seus atos às gerações que os sucederam. Além disso, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o litoral brasileiro de possíveis invasões. Com uma extensa fronteira marítima de aproximadamente 8.500 km, a Marinha é de extrema importância para a segurança e proteção do país.

Unisanta

A Unisanta e a Marinha do Brasil — Capitania dos Portos de São Paulo — ampliam cada vez mais a parceria entre as entidades por meio do Protocolo de Intenções. O vínculo favorece os beneficiários e dependentes dos militares e servidores civis vinculados ao Complexo Naval do Porto de Santos (CNPS), além da colaboração entre as entidades em eventos como a Feira de Empregabilidade da Unisanta.

Leia mais: Unisanta e Marinha do Brasil ampliam parceria na área educacional

Fonte: Marinha