curso de engenharia de produção

O curso de Engenharia de Produção capacita os alunos para gerenciar processos produtivos em diversos setores econômicos. Seu foco principal é capacitar os estudantes para otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a eficiência e produtividade das empresas. Após a formação, os graduados estarão aptos a aplicar seus conhecimentos e habilidades para melhorar os resultados operacionais e estratégicos das organizações.

A área da Engenharia de Produção emprega abordagens da engenharia, administração e ciências para aprimorar os processos de produção, buscando aumentar a eficácia das empresas e aprimorar a qualidade de produtos e serviços.

Um engenheiro de produção faz uma importante ligação entre as partes técnicas e administrativas de uma organização, planejando atividades que utilizam recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.

Explora ainda a aplicação de princípios técnicos para melhorar a eficiência das operações e dos processos produtivos, envolvendo gestão de operações, engenharia industrial e logística, objetivando a eficiência, qualidade e design de sistemas de produção.

Os alunos estudam disciplinas relacionadas à matemática, física, química, informática, administração, economia, logística, qualidade, entre outras. O conhecimento teórico é complementado por atividades práticas em laboratórios e projetos integradores que simulam situações reais do mercado.

Na Universidade Santa Cecília (Unisanta), os alunos fazem trabalhos práticos desde o início do curso, seguindo um projeto pedagógico elaborado para sincronizar os desafios aos conhecimentos que vão sendo consolidados. Muitos desses projetos estimulam o espírito esportivo e proativo, como corridas de triciclos, quadriciclos e multifuncionais transformers, além de permitir, desde o primeiro semestre, o estudo de componentes e conjuntos de fabricação de veículos e os conceitos teóricos ensinados.

Como é o curso de Engenharia de Produção? 

Devido à sua abrangência e variedade de áreas de atuação, a Engenharia de Produção tem ganhado popularidade no mercado de trabalho. Os profissionais podem atuar em setores diversos, como indústrias automotivas, alimentícias, construção civil, tecnologia, entre outros.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Engenharia seguem a estrutura composta por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

Dessa forma, o estudante de Engenharia de Produção inicia com disciplinas básicas como Cálculo e, posteriormente, adentra as matérias específicas de sua área como: Planeamento e Controle da Produção, Logística e Cadeia de Suprimentos, Manutenção Industrial.

Segundo os dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em outubro, o curso de Engenharia de Produção ocupa a 15ª posição entre as graduações com maior número de beneficiários, referindo-se a estudantes que recebem bolsas e financiamentos do governo, totalizando 1.929 alunos nessa condição.

Como é a estrutura curricular de Engenharia de Produção? 

Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos essenciais para atuar na área. Disciplinas como matemática, física, química, logística são destacadas no currículo.

As principais atividades desempenhadas por esses profissionais incluem planejamento e controle da produção, gestão de processos produtivos, análise de dados, melhoria contínua, redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, gestão de equipes e otimização de recursos.

Os estudantes também são capacitados em áreas como gestão de projetos, gestão da produção, gestão de pessoas, gestão financeira, inovação e empreendedorismo, entre outras.

Os engenheiros de produção têm ainda a capacidade de trabalhar em diversas áreas: indústrias de setores variados, empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, empresas de logística e transporte, entre outras.

Um grupo de alunos do curso da Unisanta implantou a primeira Empresa Júnior de Engenharia da Baixada Santista, a SanPro Jr., com objetivo de ajudar microempreendedores a superar os impactos econômicos consequentes da pandemia, usando os conhecimentos que foram adquiridos dentro da sala de aula.

Na Unisanta, você aprende com o que há de é mais moderno em termos de infraestrutura. O InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta, faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0, a quarta revolução industrial que está para chegar, de um mundo conectado à inteligência artificial e a outras conquistas tecnológicas. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Engenharia de Produção da Unisanta.

Quais são as responsabilidades do profissional de Engenharia de Produção?

A indústria brasileira tem uma demanda crescente por esses especialistas, pois eles desenvolvem um papel vital no planejamento e controle dos processos produtivos nas indústrias, focando na redução de gastos e combate ao desperdício. 

O engenheiro de produção é responsável por controlar perdas nos processos, produtos e serviços, identificando, determinando e analisando suas causas. A partir dessa análise, estabelece planos de ações preventivas e corretivas. 

O profissional está apto a planejar empreendimentos e atividades produtivas, assumindo a coordenação de equipes, proporcionando treinamentos e supervisionando atividades de trabalho.

As atividades do engenheiro de produção também abrangem o gerenciamento de atividades relacionadas à segurança no trabalho e ao meio ambiente, com foco nos fatores ocupacionais que representam riscos à saúde dos trabalhadores.

Onde o engenheiro de produção pode exercer sua profissão? 

O engenheiro de produção desempenha um papel fundamental no gerenciamento de processos produtivos em diversas áreas, buscando maximizar a eficiência, qualidade e produtividade das empresas. Utilizando conhecimentos técnicos e gerenciais, ele planeja, coordena e controla atividades relacionadas à produção de bens e serviços.

Além disso, o engenheiro de produção é encarregado de gerenciar projetos e processos produtivos, assegurando que as atividades sejam conduzidas de maneira eficiente e que os objetivos sejam alcançados dentro dos prazos e orçamentos previstos.

Algumas das funções que esse profissional pode desempenhar incluem:

  • Analista de processos: identificando gargalos e propondo melhorias nos processos produtivos;
  • Consultor: atuando como freelancer ou em empresas especializadas em otimização de processos produtivos;
  • Gerente de produção: liderando equipes e coordenando a produção de uma empresa;
  • Pesquisador: desenvolvendo novas tecnologias e métodos para aprimorar a produção;
  • Professor: transmitindo conhecimentos e experiência para as próximas gerações de engenheiros de produção.

O campo de atuação abrange diferentes esferas e segmentos, como:

  • Consultoria: atuação como consultor, auxiliando empresas a identificar problemas e implementar soluções eficazes em áreas como gestão, qualidade e eficiência operacional.
  • Empreendedorismo: criação de negócios próprios ou empresas de consultoria, aplicando conhecimentos em gestão e engenharia para criar soluções inovadoras.
  • Engenharia de Processos: análise, projeto e melhoria de processos de produção, identificação de gargalos e ineficiências, desenvolvimento de soluções para aumentar a produtividade e qualidade.
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho: design de ambientes de trabalho seguros e eficientes, minimizando riscos para os trabalhadores, com análise de aspectos ergonômicos e promoção de práticas de segurança ocupacional.
  • Gestão da Produção: planejamento, coordenação e controle das operações de produção em empresas industriais e de serviços, visando melhorar a eficiência dos processos de fabricação e alocação de recursos.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Produção?

As principais características destacadas pelo Ministério do Trabalho para um profissional de Engenharia de Produção incluem:

  • Assumir riscos;
  • Atenção difusa;
  • Capacidade de agir sob pressão;
  • Capacidade de inferência;
  • Capacidade de negociação;
  • Contornar situações adversas;
  • Criatividade;
  • Habilidade de antecipar problemas;
  • Liderança;
  • Objetividade;
  • Persuasão;
  • Proatividade;
  • Raciocínio lógico;
  • Raciocínio matemático;
  • Resolução de problemas;
  • Senso crítico;
  • Tomada de decisões;
  • Trabalho em equipe.