Os alunos de Engenharia de Produção fizeram e apresentaram o “Projeto de Produto de Fábrica”, em que apresentaram cada parte de uma Siderúrgica, com a turma dividida em 7 grupos, um para montagem, um para eletrônica e o restante para processo.

A montagem da Siderúrgica foi executada desde a estrutura à preparação, redução, refino e laminação, tudo montado e projetado pelos grupos de alunos e montado na hora da apresentação. O principal objetivo dessa atividade proposta foi o auxílio e cooperação que os grupos de estudantes teriam que dar uns aos outros para que no final todas as partes funcionassem juntas.

“Esse projeto trouxe a vida real para o nosso dia a dia acadêmico, o processo como o próprio nome da projeto diz ‘Produto de Fábrica’, o processo é em cadeia, uma engrenagem, precisamos nos adaptar e nos ajudar para fazer dar certo. Estou muito orgulhoso de poder mostrar nosso trabalho; achamos que não vamos conseguir dar conta de todo o planejamento que fizemos, mas nos dedicamos muito e conseguimos, é gratificante poder apresentar e nos mostrarmos capazes”, afirmou o aluno Heitor Andrade.

O aluno Lucas Costa Ribeiro explicou que a parte mais desafiadora do projeto foi ter que refazer o projeto por diversas vezes no laboratório InovFabLab: “Ter o contato com o InovFabLab, com a impressão 3D foi a parte mais complexa, nós projetamos, erramos, tentamos mais uma vez e erramos novamente até aprendermos e, mesmo assim, temos feedback dos professores, dos alunos que estão nos ajudando e acabamos refazendo as etapas por diversas vezes, é normal, mas é a parte mais cansativa pelo tempo de dedicação até achar o modelo que vai ser o ‘final’”.