Na quarta-feira passada (14), estudantes ingressantes nos cursos de Engenharia realizaram a 10.ª amostra de trabalhos do projeto integrado de Engenharia. A reunião – aberta ao público – aconteceu no pátio do Bloco M da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em frente ao laboratório InovFabLab, com o objetivo de oferecer oportunidades ao aperfeiçoamento educacional dos discentes e à divulgação dos programas de ensino.

Votação

Os projetos acadêmicos estão disponíveis nos respectivos canais dos grupos, para que seja decidido, por intermédio dos números de curtidas, qual é o melhor trabalho. A equipe que apresentar mais curtidas em seu canal do YouTube será triunfante e receberá uma medalha.

Links de acesso aos canais:

Global Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=FMZA2zeAemc

Flyup – https://youtu.be/HVtCA3MhmtU

Jet Airlines – https://youtu.be/6Zh1BmFwkos

Prince’s Express – https://youtu.be/-o5_QTjMh4M

Sunrise Airlines – https://youtu.be/ZLu4mGIiFeY

USC Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=cEh5dRY8S9U&feature=youtu.be

Bluebird Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=RedkWukZwAw

LCA Airlines – https://youtu.be/GFuZY7VR7GY

Hangar Atlântico Sul – https://youtu.be/mfyTzjY6D-0

UNIAIR – https://www.youtube.com/watch?v=72Eg26v9SxE

ENG Airlines – https://youtu.be/cLIWUpTbPEA

Hangar Blue Wings – https://youtu.be/Pet77z1qHoM

Altitude – https://youtu.be/yyZD7-Ahb9M

BJR TRANSPORTE AÉREOS – https://youtu.be/auAN7bFkzQY

Trembo Corporation – https://youtu.be/D-UuBvRGedw

Horizonte Engenharia – https://youtu.be/fESbuCmhzhA

Metra – https://youtu.be/43j02dDO-O8

MEplain – https://www.youtube.com/watch?v=in2ujlgS6c0

Mundial Aviation Company – https://youtu.be/Yam0mUOplXo

GREWK – https://youtu.be/Ctpzvq3TNF4

ENG Force One – https://youtu.be/zJTacgksBuQ

USC Airlines 2 – https://youtu.be/8GGNNcCslyo

Asas da Saúde – https://www.youtube.com/watch?v=4ba7WE7UTqs

Proposta

A Faculdade de Engenharia da Unisanta tem como diretores o Eng. Antônio de Salles Penteado e o Prof. Dr. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo.

“O encontro, que já é realizado há cinco anos, é destinado aos educandos ingressantes no curso de Engenharia. A ideia é de familiarizar os acadêmicos às práticas de Engenharia, desenvolvendo a capacidade de entender um problema, estudá-lo e buscar uma solução, utilizando o recurso denominado ‘Ciências de Engenharia’, dentro dos parâmetros da profissão. Logo, é um primeiro contato oferecido ao estudante, o qual acabou de concluir o ensino médio, por intermédio de conhecimento aplicado”, explica Figueiredo.

Coordenadora de Engenharia Civil, a Profa. Nilene Janini de Oliveira Seixas menciona a imprescindibilidade das disciplinas apresentadas e do trabalho em equipe na execução de projetos:

“Com o auxílio da equipe docente, os calouros exibem seus protótipos. Eles produzem, logo no primeiro ano, um projeto na disciplina ‘Introdução à Engenharia Contemporânea’ –ministrada pela Profa. Nilene- onde é explicado, passo a passo, como realizar um projeto. Também é disponibilizado um curso no laboratório InovFabLab durante o estudo da matriz curricular, afora a estruturação da montagem, na qual se utilizam princípios da elétrica de um hangar de forma prática. O propósito dessa atividade é de integração entre os alunos, fixando o aprendizado através do empirismo, visto que eles apresentaram um ótimo desempenho através da atuação de trabalhos em equipe”.

Acerca da essencialidade do aperfeiçoamento socioeducativo dos aprendizes, o diretor Figueiredo conclui:

“O início do programa educacional é muito árido, ou seja, questões científicas e matemáticas são estudadas, além de ferramentas como desenho e computação. Os conceitos primordiais podem apresentar-se muito complexos. Deste modo, a proposta da execução desse projeto é exatamente para que o aluno consiga enxergar uma situação do mercado de trabalho, em outras palavras, o principal aspecto a ser tratado é a habilidade à execução de serviços profissionais”.

Aplicação

“Essa integração entre os alunos ocorre durante todo o semestre. O trabalho completo é concluído na Unisanta, porquanto há locais, tendo seu período de funcionamento entre as 8 horas até as 22 horas, com ferramentas à serventia de diversos tipos de projetos, possibilitando o empreendimento no exercício. Ademais, o Laboratório de Prototipagem –InovFabLab é um centro de pesquisas aberto ao público, possibilitando a aplicação de máquinas como a cortadora a laser e a impressora 3D”, afirma a professora.

Aureo Pasqualeto explica que a amostra é dividida em agremiações de turmas, que irão divulgar e explicar seus equipamentos, sua finalidade e método de preparo. “Nós temos dois grandes grupos: O grupo vinculado à área de Engenharia de Produção, Civil, Química, Elétrica e Mecânica construiu um modelo de hangar e avião. Um hangar é um armazém especial preparado ao recebimento de aeronaves de diversos portes, ou seja, eles fazem um estudo desse recurso, aprendendo suas características e modo de construção em miniatura através da utilização do InovFabLab. Ademais, um vídeo e um diário de bordo foram elaborados, nos quais o aprendizado e as dificuldades encontradas são experiências registradas”.

Também é destacado o campo de atuação dos utensílios elaborados pelo segundo grupo: “A equipe de Engenharia da Computação, com um viés relacionado à eletrônica e elétrica, montou um braço robótico. É outra proposta relacionada à execução de tarefas de diversas características, geralmente industriais”, conclui.

Início do evento

Presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Marcelo Pirilo Teixeira menciona o conhecimento fornecido aos alunos em concorrências: “É muito bom porque é a junção da teoria e prática. Há uma série de critérios que devem ser seguidos, então eles, praticamente, têm uma experiência importante à vida profissional deles. Devido ao fato de adquirirem a capacidade de ter uma boa avaliação dos professores em amostras como essa, eles podem concorrer -como já ocorre- em grandes editais vencedores. Ultimamente, o resultado é de todos os regulamentos cumpridos e obedecidos”.

A engenheira Nilene demonstra sua satisfação ao analisar os devidos protótipos: “Fiquei muito feliz ao ingressar hoje na Faculdade e ver os estudantes já preocupados com seus modelos de pontes, porque a exposição no período da manhã tem o tema ‘pontes’. Eles também estavam bem empolgados ao colocar seus trabalhos nas mesas. Também senti grande satisfação ao notar que os alunos de natação, os ‘pequenos’ como chamam, têm interesse em olhar as atividades. Então, a motivação desses futuros engenheiros é enorme”.