Áreas diferenciais para o mercado de trabalho

36

Durante as Jornadas Regionais, evento promovido pelo Instituto Semesp em sua edição realizada na Universidade Santa Cecília, em Santos, foram apresentados dados sobre o ensino superior na macrorregião de Santos e do estado de São Paulo. Entre as informações divulgadas, destacaram-se os cursos mais pesquisados na Internet durante o 1.º semestre de 2024 que evidenciaram áreas diferenciais para o mercado de trabalho.

Venha saber quais são esses cursos!

• Gestão de Pessoas

O curso de Gestão de Pessoas abrange recursos humanos, ensinando recrutamento, desenvolvimento de talentos e gestão de desempenho. O foco está no papel estratégico dos colaboradores e na contribuição para a vantagem competitiva. Também aborda o conceito de psicologia organizacional, além de ética e responsabilidade social, equilibrando os interesses da empresa com o bem-estar dos funcionários.

As tendências para gestores de pessoas estão ligadas às mudanças empresariais, como a busca por sustentabilidade e adaptação às novas tecnologias. Com o avanço tecnológico, o RH passa por transformações, exigindo profissionais constantemente atualizados.

• Medicina Veterinária

A faculdade de Medicina Veterinária visa formar profissionais capacitados para cuidar da saúde animal e promover o bem-estar das espécies. Além de aprenderem diagnóstico, prevenção de doenças e questões de saúde pública, os alunos estudam desde anatomia e fisiologia até práticas clínicas e cirúrgicas. Com o avanço da tecnologia para área, o desenvolvimento constante de novas técnicas de diagnóstico e tratamento vem tornando os serviços mais precisos e eficientes e fazendo com o que os profissionais estejam sempre atualizados.

• Marketing

No curso de Marketing, os alunos aprendem a desenvolver estratégias de comunicação e fidelização de clientes através de pesquisas de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. A formação prepara os profissionais para entender e aprimorar a dinâmica do mercado, aumentando a visibilidade das empresas e melhorando a interação com os clientes.

Atualmente, o mercado exige que os profissionais de marketing estejam constantemente atualizados sobre as estratégias de marketing digital. Com o avanço da Internet, a oferta de produtos e serviços on-line cresceu de maneira exponencial. Como resultado, os profissionais dessa área precisam saber como promover e vender produtos em todos os setores da web.

Conheça mais sobre o curso da Unisanta, clicando aqui.

• Moda

O curso de Moda oferece uma imersão aos alunos no universo da indústria da moda, explorando diversas disciplinas, que vão desde o design de moda até a gestão de negócios do setor. Combinando teoria e prática, o curso permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais, como desenho, modelagem, costura e manipulação de tecidos.

Leia mais: Projeto socioambiental com colaboração da docente da Unisanta, Milena Ramires, cria marca de roupas sustentáveis

Segundo a Global Language Monitor, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre os 25 maiores centros de moda do mundo. O setor de moda sustentável, que combina criatividade com responsabilidade ambiental e social, vem crescendo cada vez mais. E em um contexto de crescente preocupação com desastres ambientais, poluição e desperdício, opções sustentáveis estão ganhando popularidade e se tornando um diferencial para as marcas.

• Gastronomia

No curso de Gastronomia, os alunos aprendem a preparar pratos, aplicar técnicas culinárias e compreender a ciência dos ingredientes. A grade curricular visa explicar também o controle de custos, coordenação de equipes, segurança alimentar e montagem de cozinhas.

Atualmente, o setor experimentou um crescimento, impulsionado pelo aumento da demanda por experiências gastronômicas únicas e a valorização da culinária como forma de expressão cultural. Além disso, o espaço para inovação e empreendedorismo vem sendo o mais receptivo para muitos profissionais que optam por abrir seus próprios estabelecimentos, como restaurantes, cafeterias ou food trucks.

Sobre o evento

Em 2024, as Jornadas Regionais ganham um novo formato, sendo realizadas de modo conjunto com as Missões Técnicas Nacionais. Isso trouxe aos participantes mais ideias, benchmarking educacional, contando com tradicionais bate-papos, troca de informações e análises dos dados das regiões, apresentados pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.