A Unisanta tem se destacado em promover a criatividade e a sustentabilidade, o que lhe valeu o convite para integrar a rede de Impacto Acadêmico das Nações Unidas – Unai – United Nations Academic Impact. São apenas 32 universidades brasileiras admitidas. E segundo o ranking da Folha de São Paulo – RUF 2019, é a nona universidade do País em inovação entre as particulares.             

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) assinou, nesta terça-feira (26/11), protocolo de intenções com a prefeitura de Santos, para desenvolver atividades conjuntas visando a economia criativa. O documento cita a Hackathon, maratona de desafios sobre projetos criativos, o Mapa do Cinema Afetivo (projeto do LabCine – Unisanta e da produtora Ricci Filmes) e o projeto Colaboração nas Vilas Criativas.

“Temos várias parcerias com a Unisanta. Precisamos desse envolvimento, do corpo discente e docente, porque ele traz frutos, e o mais importante, forma cidadãos conscientes da realidade da cidade. A economia criativa é a que mais cresce no mundo. Já temos esse movimento. E desde que a Prefeitura vem buscando o selo para a cidade que a Unisanta tem cadeira cativa”, afirmou o secretário do governo, Rogério Pereira dos Santos.

“A Universidade é extremamente participativa no Parque Tecnológico e, recentemente, promoveu o Hackathon. Selecionamos três trabalhos que terão reflexos imediatos na economia criativa e na cultura da nossa cidade”, acrescentou o secretário.

Empreendedorismo Social

O objetivo do Protocolo é o desenvolvimento do Empreendedorismo Social. O Protocolo busca “ampliar a construção de uma base de ações, eventos e informações que possibilitem direcionar e fomentar políticas para o setor e que possam contribuir para solidificar os esforços de integração econômica”.  Pretende “promover a formação e o aperfeiçoamento das empresas e dos empresários, além de estimular o desenvolvimento de pesquisa e extensão na área econômica e social”.

Essa é mais uma iniciativa da Universidade e da Prefeitura de Santos preparatória ao Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas, que será realizado em junho de 2020.

A Unisanta vem se destacando em várias atividades para promover a Economia Criativa. Em 9 de novembro último, foi realizado o II Hackathon Unisanta, maratona com o objetivo de estimular estudantes de graduação a criar soluções digitais para o desenvolvimento de Santos.   Além da maratona entre os universitários, o público também pôde participar de palestras, rodas de conversas, workshops e oficinas.

“Trabalhos maravilhosos”

O diretor de Inovação Econômica de Santos, André Falchi Bueno, participou da roda de conversa sobre os jovens integrados na Cidade Criativa anterior e também esteve presente na assinatura do Protocolo de Intenções.

“Estamos reforçando uma ação direcionada ao encontro de 2020 de Cidades Criativas da Unesco. Tive a oportunidade de participar o Hackathon e conhecer três trabalhos maravilhosos que, com certeza a Prefeitura irá investir para torná-los realidade. Só temos a agradecer à Universidade por esta oportunidade e dizer que essa parceria irá se estender por muito mais tempo. O poder público sozinho não faz nada. A Unisanta vem nos mostrando que a parceria vai dar muito certo. Usar o trabalho desses meninos, que estão com as cabeças frescas e ideias inovadoras é o nosso objetivo para inovar em nossa gestão e na qualidade de vida do cidadão, tornando um município mais ativo e tecnologicamente viável”, disse o diretor.

Para a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “a parceria em mais um evento de forma pioneira fará com que esses projetos possam estar disponíveis à população, e ampliará outras atividades como o Mapa do Cinema Afetivo, o Hackathon e outros movimentos da Unisanta, que irão fortalecer a região e a comunidade com alunos engajados. É preciso a vontade de fazer diferente”

“São trabalhos integrados de diversas disciplinas e saberes que se somam. Currículos reformulados e laboratórios de criação que confluem para que as pessoas incorporem esse saber. Santos é uma cidade inovadora, criativa e libertária”, disse a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira.

“Celebramos mais um documento importante diante de um governo que vem fazendo ações relevantes para a nossa cidade”, acrescentou o Pró-Reitor da Unianta, Marcelo Teixeira. “A Unisanta está próxima de completar seus 60 anos e acompanha essa modernização através dos estudos, das pesquisas, dos projetos e, acima de tudo, desse envolvimento dos professores, funcionários e alunos em cada uma das ações que   faz. Não é para menos que somos a 9ª melhor instituição no Brasil em Inovação e a primeira da Baixada, e queremos com isso aperfeiçoar, evoluir e progredir com tantas ações que são mencionadas nesse documento e que envolverão também outras áreas”, concluiu o pró-reitor Administrativo.

Trabalhos apresentados

Alunos e professores do curso de Engenharia de Computação também participaram do encontro. Eles apresentaram três projetos que associam a tecnologia à economia criativa, desenvolvidos na disciplina de Gestão da Inovação. O tema foi escolhido pelos professores Luís Fernando P. Ferrara, Sabrina Martinez e Tatiani Sabaris, visando antecipar as discussões que serão abordadas no próximo ano durante o Encontro Anual de Cidades Criativas, a ser realizado em Santos.

Entre os trabalhos está o aplicativo Sustentando, no qual toda a comunidade poderá consultar informações sobre os locais, valor de entrada, organizadores, horário e data, bem como a localização do Encontro Anual de Cidades Criativas.

O aplicativo Vilas Criativas é voltado para auxiliar na promoção das Vilas Criativas que existem na cidade de Santos. O estudo foi baseado na Vila Criativa Mercado, sugerindo oportunidades de melhorias relacionadas à divulgação de atividades, exposições de eventos na Vila e a captação de parceiros.

Já o aplicativo PinacotApp, voltado para a Pinacoteca Benedito Calixto, pretende alcançar um público maior para os eventos e visitação no local de um modo geral, uma vez que os usuários poderão consultar e receber notificações de suas áreas de interesse assim que o evento for cadastrado, consultar todos os eventos disponíveis e se programar para a atividade com antecedência.

Conheça mais sobre os projetos aqui.

Destaque em inovação

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está em primeiro lugar na Baixada Santista em matéria de qualidade de ensino, em todos os quesitos analisados por um ranking nacional (RUF 2019), considerando instituições regionais sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros. Ocupa o 9º lugar no País em inovação, entre as particulares. Seu Laboratório de Inovação Tecnológica (InovFabLab), entre outros, convivem com seu ensino humanístico, o que lhe valeu um convite para integrar a rede de Impacto Acadêmico das Nações Unidas – Unai- United Nations Academic Impact. São apenas 32 universidades brasileiras admitidas na UNAI.

Também estiveram presentes na assinatura do protocolo de intenções, o diretor de Marketing da Unisanta, Prof. Marcus Teixeira Penteado, a diretora de Saúde, Dra. Caroline Teixeira, o diretor Administrativo, Marcelo Teixeira Filho, e o diretor da Faculdade de Engenharia, Prof. Antônio de Salles Penteado, além de docentes e alunos. Pela Prefeitura, também estavam presentes a coordenadora da Santos Film Comission, Maria Francisca Romão e a coordenadora de Economia Criativa, Aline Ubida.