Mais uma vez, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apoia a realização da Prova Natatória Sargento Wagner Lemella, do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), com as premiações da competição. A novidade deste ano ficou por conta dos troféus, que foram desenvolvidos, pela primeira vez, no Laboratório de Inovação Tecnológica da instituição, o InovFabLab.

Confeccionados em acrílico, os troféus foram entregues pela alta direção da Unisanta ao tenente coronel do GBMar, comandante Salvador Alves Diniz Filho e ao tenente Paulo Sérgio dos Santos, nesta segunda (25/11). A prova será realizada no dia 28/11, às 10h, na Praia do Itararé, em frente ao Ilha Porchat, e contará com a presença de 300 inscritos de todo o estado de São Paulo.

“O Santa Cecília nos apoia com as premiações há muitos anos. Quando se fala em Educação na Baixada Santista não tem como não pensar na Universidade Santa Cecília e tudo o que ela faz para incentivar a educação e o esporte. É muito importantes para nós bombeiros. Tem tudo a ver, Santa Cecília, saúde, esporte e educação. É um motivo de orgulho e satisfação”, afirmou o comandante Salvador Alves Diniz Filho.

De acordo com o coordenador do laboratório, o engenheiro Sérgio Schina, as premiações foram elaboradas durante dois meses e envolveram o trabalho de alunos da Universidade. “Foi um trabalho em equipe. O Prof. João (Barros, coordenador de Esportes da Unisanta) nos trouxe a demanda e alunos da Unisanta participaram do projeto, desde a fase de criação da arte, aprovação e reuniões para a elaboração dos troféus. Foi um grande prazer ver esse tipo de interação entre várias áreas”, disse Schina.

“A Universidade tem uma parceria histórica com o Corpo de Bombeiros, que envolve atividades esportivas e convênios. É a união da sociedade civil com uma área extremamente importante que é o Corpo de Bombeiros. A Unisanta possui uma grande atividade aquática no país e internacionalmente. Vários alunos da instituição também fazem parte do Grupamento. Com muita alegria e satisfação estamos juntos novamente”, falou o diretor de Esportes da Unisanta, Prof. João Barros.

Além da parceria na premiação, a Unisanta também possui convênio com o Grupamento de Bombeiros que possibilita descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e no Colégio Santa Cecília.

O encontro ocorreu na Sala de Atos da Unisanta. Na oportunidade também esteve presente o tenente Paulo Sérgio dos Santos. Pela Unisanta, participaram do encontro a reitora e a presidente, respectivamente, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, o pró-reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira, o diretor de Marketing, Prof. Marcus Teixeira, o diretor Administrativo, Marcelo Teixeira Filho e a fundadora e pró-reitora de Desenvolvimento, Profa. Emília Maria Pirilo.

Sobre a prova – A Prova Natatória Sargento Wagner Lemella terá início às 10 horas, com largada na Praia do Itararé, em frente ao Ilha Porchat e chegada na Praia do José Menino, com aproximadamente 2.500m de percurso.

A prova comemora os 98 anos do “Salvamar Paulista” e os 34 anos da criação oficial do Grupamento dos Bombeiros Guarda-Vidas do Estado de São Paulo, Unidade responsável pelo salvamento e prevenção a afogamentos do Litoral Paulista. A competição marca ainda o início da Operação Praia Segura 2019/2020.

A travessia leva o nome do Sargento Wagner Lemella, integrante do Corpo de Bombeiros falecido em 4 de junho de 1976, como uma homenagem a todos os Guarda-Vidas que pereceram no cumprimento do dever, como àqueles que atuam nas praias, rios e represas de todo o Estado, promovendo a integração entre os Grupamentos do Corpo de Bombeiros, outros órgãos públicos e entidades esportivas da região.

Os nadadores devem pertencer a uma equipe, militar ou civil.