O documento será assinado nesta terça-feira (26), às 9 horas, na Sala de Atos, visando o Encontro Anual de Cidades Criativas, a ser realizado em Santos, em 2020.

Foram convidados para a assinatura do protocolo de intenções entre a prefeitura de Santos e a Unisanta, marcada para esta terça-feira, alunos e professores do curso de Engenharia de Computação, que,  durante a disciplina de Gestão da Inovação,  desenvolveram projetos associando a tecnologia à economia criativa.

Esse tema foi escolhido pelos professores Luís Fernando P. Ferrara, Sabrina Martinez e Tatiani Sabaris, visando antecipar as discussões que serão abordadas no próximo ano durante o Encontro Anual de Cidades Criativas, a ser realizado em Santos.

Os projetos escolhidos têm como foco propor melhorias  para o complexo urbano na cidade de Santos, afirma a professora Sabrina. Os alunos, após um estudo sobre o tema, verificaram que acontecerão diversas atividades durante o evento de 2020, porém não existia nenhuma plataforma desenvolvida para consultas a respeito.

Dessa forma, a ideia foi desenvolver uma solução, o app “Sustentando”, no qual toda a comunidade poderá consultar informações sobre os locais, valor de entrada, organizadores, horário e data, bem como a localização  do Encontro Anual de Cidades Criativas.

Vilas Criativas

O segundo projeto é voltado para auxiliar na promoção das Vilas Criativas que existem na cidade de Santos. O estudo foi baseado na Vila Criativa Mercado, sugerindo oportunidades de melhorias relacionadas à divulgação de atividades, exposições de eventos na Vila e a captação de parceiros. O desenvolvimento desse aplicativo tem como intuito que a população se engaje e,  consequentemente,  se aproxime ainda mais da Vila, seja por interesse em participar dos cursos e eventos oferecidos ou mesmo se voluntariar.

Pinacoteca Benedito Calixto

O terceiro projeto selecionado é um aplicativo voltado para a Pinacoteca Benedito Calixto, um símbolo histórico da Cidade que é sede de diversos eventos de cunho cultural ao longo do ano. No estudo realizado verificou-se que a Pinacoteca não possuía nenhuma plataforma que reunia toda a programação, que era divulgada através de flyers distribuídos mensalmente.

Com a disponibilização do app PinacotApp,  pretende-se alcançar um público maior para os eventos e visitação de um modo geral, uma vez que os usuários poderão consultar e receber notificações de suas áreas de interesse assim que o evento for cadastrado, consultar todos os eventos disponíveis e se programar para a atividade com antecedência. Além de ter  acesso às informações como custo, classificação, categoria e uma breve descrição do evento.

Os projetos da disciplina de Gestão de Inovação foram avaliados durante o II Hackathon Unisanta com o tema Cidades Criativas no último dia 09/11. Os avaliadores André Bueno, Patrícia Ovalle, Patrícia Gorisch e Thiago Meglhioratti destacaram os três e,  como destaque Inovador,  foi selecionado o PinacotApp.

Projetos destacados

Sustentando – Aplicativo para o Encontro Anual de Cidades Criativas

Alunos: Guilherme Rocha, Marcos Rigueiral, Paulo Alvarenga e Robson Mello

Vila Criativa Mercado – Aplicativo para divulgação das Vilas Criativas