Para acessar o blog, basta usar o link: santaportal.com.br/blog/cafe-22/

A comissão organizadora da Semana de Arte Transmoderna de 22, da Baixada Santista, lançou, no início deste mês de agosto, o blog Café 22 no site do Santaportal. Essa página on-line contém textos de várias autorias publicados periodicamente com a temática do evento, que, entre outros propósitos, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Fazem parte da comissão organizadora do evento representantes do Fórum da Cidadania, Unisanta, Colégio e Sistema de Comunicação Santa Cecília, Museu do Café, Sesc Santos, Seduc Santos, Jornada do Patrimônio Histórico, Aliança Francesa de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Secult Santos, entre outras instituições.

“A ideia (do blog) surgiu a partir do momento em que, no início deste ano, percebemos que precisaríamos de algum veículo no universo digital que fosse periódico”, destacou o jornalista, cineasta e coordenador do blog, Eduardo Ricci, que ainda comentou que o blog foi concebido como um complemento do webinar homônimo (Café 22), que já vai para sua terceira edição, reunindo artistas e intelectuais e tratando de arte, cultura e sociedade.

Segundo Eduardo Ricci, o objetivo do blog Café 22 é: “Mostrar para as pessoas o quão importante é falar da arte e do que vem do passado, não com um saudosismo, mas no que se tem de atual, no que vem do passado e pode ser reelaborado”.

Sobre o nome “Café 22”, Ricci explica que o café, produto crucial para a economia brasileira, foi o que “pagou” a Semana de 1922. Já o número 22, além de se referir à data do evento de arte do século XX, também é um número mítico que se liga aos Arcanos Maiores, conjunto de 22 cartas que compõem o Tarô, jogo com 78 cartas para decifrar enigmas da mente e do universo.

“Eu também tenho uma oficina com esse mesmo nome (Café 22), que está sendo planejada para acontecer junto com o Museu do Café no ano que vem. É uma oficina de cinema expandido e ainda está em planejamento, sendo que pode até ser renomeada”, complementou Eduardo Ricci.

O blog foi inaugurado em 09 de agosto e já possui alguns textos publicados. Ricci comentou que a ideia é ter duas publicações por semana, provavelmente nas terças e quintas-feiras, sendo que, dependendo da época, até mais do que dois textos por semana podem ser publicados. “Estou convidando artistas para falarem, mesmo que de uma forma reduzida, de sua arte”.

Ricci também ressaltou que a identidade visual do blog ainda não está completamente desenvolvida. Os alunos de Publicidade Propaganda, da Unisanta, estão criando o projeto visual e, a partir dele, o design do blog será definido.

Por fim, o coordenador do blog Café 22 expôs um projeto futuro, que provavelmente se concretizará usando do material produzido e armazenado pela página on-line no Santaportal. “Provavelmente teremos o Portal Unisanta 22+, que vai trabalhar com as celebrações, as efemérides, desse ano tão mítico, destacando a Semana de Arte Transmoderna, o Bicentenário da Independência, etc. Então, o blog também terá um link dentro do portal da Unisanta […] A ideia é transformar os materiais desenvolvidos no blog, entre outras produções, em um e-book”, evidenciou Eduardo Ricci.