Em meio ao som das ondas que beijam suas praias, Santos se ergue como um cenário vivo e concreto, pulsante de histórias por contar em suas camadas sobrepostas entre o agora e o seu rico passado. É sobre esta paisagem e muitas outras que o LabCine – Unisanta estuda e produz o documentário sonoro “Cinema – Um Afeto Santista”, uma produção do Cineclube Lanterna Mágica em parceria com a produtora Ricci Filmes, e com apoio cultural do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta.

O documentário usa como objeto de pesquisa o cinema na paisagem santista e, como método de abordagem, a paisagem sonora e a fenomenologia dão o tom da produção, que conta com dois entrevistados por episódio e inserção de conteúdos narrados e compostos pelos alunos produtores. Os entrevistados são profissionais de múltiplas áreas do saber, tanto de dentro da Instituição quanto convidados da comunidade em geral, nacional e internacional. Já entrevistamos a artista plástica Ana Kalassa, o roteirista Edison Delmiro, o fisiologista Alexandre Galvão e o músico Mauro Mariano de Assis.

Esta é uma ação de extensão universitária que oferece aos alunos de diversas Faculdades do Campus a possibilidade de colocar em prática e expandir o que se aprende em sala de aula e no LabCine – Unisanta. Nesta temporada serão criados seis episódios, cada um deles abordando cine aspectos de uma região de Santos, da paisagem urbana, seus lugares e territórios que trazem o afeto pelo cinema, tanto nas histórias pessoais locais, como em sua arquitetura e natureza.

O doc. sonoro é uma ação conjunta com o Projeto #Cinapse_Cast também produzido pelos alunos do LabCine – Unisanta. Neste momento, estão em produção dois episódios, e o terceiro começa a ser gravado em agosto, no mesmo mês de lançamento oficial do documentário, que está marcado para 30 de agosto de 2024, às 19h30, na Sala Maurice Legeard de Cinema.

Nesta noite intimista e cheia de afetos, será realizada uma sessão imersiva sobre o cinema na paisagem santista, com paisagem sonora e cinema ao vivo, painéis sobre o afeto no turismo cinematográfico em Santos e exibição de curtas realizados na cidade. Toda a programação é gratuita e produzida pelos alunos do LabCine – Unisanta, sob a coordenação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. Esta é mais uma celebração aos 25 anos de Cineclube Lanterna Mágica, na Unisanta.

Outras ações cine expandidas de grande alcance cine sociocultural:

Sessão com saberes e sabores de cinema integra Cineclube Lanterna Mágica, Bibliotecas e curso de Nutrição – Notícias Unisanta