O Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília realizou, em 11 de junho, mais uma sessão do projeto “Sessão – Aprender com Cinema”. A atividade contou com a participação dos alunos do 9º ano do Fundamental II, da Escola Municipal Edméa Ladevig e dos alunos do curso de Nutrição da Unisanta, que produziram lanches saudáveis, por meio de um trabalho de reaproveitamento integral de alimentos, durante a exibição de curtas-metragens.

Essa ação cultural do Cineclube é desenvolvida em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), da Unisanta, e com o Centro de Formação Darcy Ribeiro, da Seduc Santos. Na última edição, o diferencial foi a participação dos alunos do curso de Nutrição, envolvidos no Projeto de Extensão “Nutrição Sustentável: do lixo à mesa”.

“A nossa proposta é mostrar curtas nacionais e internacionais, principalmente curtas feitos em Santos, e também falar da nossa programação que trabalha com o cinema expandido a partir da equipe de alunos universitários do LabCine – Unisanta. O projeto tem esse intuito de ‘aprender a ler o cinema muito além da tela e como ele está presente em nosso cotidiano’, no sentido de ampliar a zona de conforto e conhecimento, ter mais prazer em viver o agora, de poder gostar de aprender, de ler e saborear os filmes também. Então, a gente quer abrir novos caminhos para que os alunos tenham essa fome de aprender mais”, destacou o jornalista e coordenador do Cineclube, Eduardo Ricci.

Os jovens alunos experimentaram comidas nutritivas, feitas com alimentos reaproveitados, como a folha da cenoura, a folha da beterraba, o talo dos brócolis, que são produtos retirados antes da comercialização e que podem ser aproveitados.

Para Angela Ilha, coordenadora do curso de Nutrição da Unisanta: “Essa parceria veio envolvendo o assunto que seria abordado, de o cinema nutrir os sentidos, e nós quisemos mostrar e falar como os alimentos também nutrem bioquimicamente o nosso corpo, então os alunos de nutrição prepararam as refeições sem dizer o que tinha dentro das preparações e, após a degustação, falaram sobre importância de os alimentos serem totalmente aproveitados”.

Esta pareceria continua no segundo semestre, garantiu Ricci. Para mais informações sobre a programação do Cineclube, basta seguir suas redes sociais pelo @cineclubelantemagica ou site www.unisanta.br/cineclube .