Em 13 anos, o número de formandos no Ensino Superior na Baixada Santista cresceu 28,7% em 2023, impulsionado pelo Ensino a Distância (EAD), que passou de 999 para 5.237 alunos nesse intervalo.
Segundo dados de um levantamento realizado a pedido de A Tribuna pelo Instituto Semesp, houve crescimento de mais de 420% no Ensino a Distância desde 2010, com a região alcançando novos patamares no número de concluintes.
Os dados mostram um aumento constante no interesse pelos cursos oferecidos de forma remota, com um crescimento significativo durante a pandemia.
Além disso, o levantamento revela que, em 2023, a maioria dos formandos no Ensino Superior foi de instituições privadas, totalizando 10 mil concluintes, tanto em cursos presenciais quanto em EAD, enquanto nas universidades públicas foram apenas 1.432 formandos.
Cenário atual
Para a presidente do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) e da Universidade Santa Cecília, Lúcia Teixeira, o crescimento dos cursos em EAD está bastante atrelado a uma demanda histórica de baixa cobertura no ensino superior que, segundo ela, persiste no Brasil.
“Há um grande número de pessoas com 30 anos ou mais que concluíram o ensino médio, mas não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino superior. O EAD atende um público composto majoritariamente por quem já está no mercado de trabalho, possui família e dispõe de uma renda limitada. A flexibilidade de horários e locais de estudo, aliada a mensalidades mais acessíveis, faz do EAD uma solução viável para esse público.”
Leia mais: Por que fazer EAD? – Entenda os motivos
Financiamento
O Semesp tem atuado junto ao Governo Federal para implementar melhorias nos programas de acesso ao ensino superior, tanto por bolsas (ProUni) quanto por financiamento (Fies), nos quais a Unisanta tem credenciamento.
“Boa parte dos estudantes termina o ensino médio, mas muitos não ingressam no ensino superior na sequência. As instituições têm oferecido bolsas e financiamentos próprios para suprir, mas precisa ser uma política de Estado”, salienta a presidente do Semesp. (Fonte: A Tribuna)
Unisanta EAD
Os cursos da Unisanta EAD proporcionam oportunidades de trabalho e promoção na carreira, oferecendo o conhecimento e as habilidades que os empregados desejam. O conteúdo disciplinar pode ser acessado em qualquer hora e lugar, permitindo flexibilidade e autonomia. Faça o Vestibular da Unisanta EAD e conquiste seu diploma com a chancela de uma das principais universidades do Brasil.