O Dia do Publicitário é comemorado no Brasil em 1.º de fevereiro e homenageia os profissionais da propaganda, que utilizam técnicas de comunicação para impulsionar negócios e marcas no mercado.

O Dia do Publicitário é comemorado no Brasil em 1.º de fevereiro e homenageia os profissionais da propaganda, que utilizam técnicas de comunicação para impulsionar negócios e marcas no mercado.

Saiba a importância!

Como surgiu o Dia do Publicitário?

A escolha deste dia remonta à sanção do Decreto n.º 57.690, de 1966, que regulamentou a profissão de publicitário e agenciador de propaganda no país. Essa regulamentação marcou um importante passo para estruturar e valorizar o setor, reconhecendo sua relevância no desenvolvimento de campanhas criativas.

Segundo o texto da lei:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

Para garantir a ética e a qualidade nas práticas publicitárias, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) foi criado. O órgão atua para evitar propagandas enganosas, abusivas ou constrangedoras, assegurando a liberdade de expressão comercial e o respeito ao consumidor.

Qual a importância do Dia do Publicitário?

No Brasil, a data reconhece a contribuição desses profissionais à comunicação e à sociedade. Os publicitários são conhecidos por sua criatividade, flexibilidade e capacidade de inovar em um mercado dinâmico. Eles também impulsionam negócios e moldam a percepção da sociedade sobre ideias e produtos, desempenhando um papel crucial na comunicação e na economia.

Dentro de uma agência de publicidade, os publicitários podem atuar em diversas áreas. No setor de atendimento, o foco está em entender as necessidades dos clientes e criar briefings. A criação é responsável por desenvolver as campanhas, reunindo diretores de arte, redatores e outros profissionais. 

Leia mais: Curso de Publicidade e Propaganda: conheça mais sobre a graduação!

Já na mídia, define-se onde e como a campanha será veiculada, negociando espaços publicitários. O marketing trabalha estrategicamente, analisando preço, público e canais de distribuição. Por fim, a pesquisa de público investiga as necessidades e comportamentos do público-alvo para direcionar campanhas eficazes. Juntas, essas áreas garantem o sucesso das campanhas publicitárias.

Publicidade e Propaganda na Unisanta

O curso de Publicidade e Propaganda estuda os métodos e estratégias utilizados pelas empresas para encontrar, atrair, satisfazer e reter clientes. A área está se modernizando e está cada vez mais focada em criar relacionamentos significativos com os consumidores e atender às suas necessidades únicas.

dmfk

No campus da Unisanta, funciona a Lab 822, agência laboratório onde os alunos participantes desenvolvem campanhas e peças publicitárias para clientes reais, eventos no campus e criações para a Santa Cecília TV e FM, Santa Portal. O curso tem nota 4 no Reconhecimento do Curso (MEC).

Confira aqui

Faça o Vestibular 2025 da Unisanta

Inscreva-se gratuitamente no Vestibular 2025 da Unisanta e concorra a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades. Estude na instituição que é a melhor do país em inovação e destaque no Guia da Faculdade do Estadão. 

Clique aqui para se inscrever!